page view

Sobe para 304 número de mortos em violento sismo de magnitude 7,2 no Haiti

Magnitude do abalo foi idêntica à do sismo de 2010 que, estima-se, terá matado entre 100 e 200 mil pessoas.

14 de agosto de 2021 às 14:29

Pelo menos 304 pessoas morreram e 1800 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 7,2, que abalou este sábado a zona ocidental do Haiti, avançou a Reuters. A informação foi divulgada pelo diretor de proteção civil do país, Jerry Chandler.

O primeiro-ministro Ariel Henry declarou o estado de emergência no país durante um mês. 

"Faremos as providências necessárias para ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto na Península Meridional. Mostraremos muita solidariedade em relação à emergência. O governo declarará estado de emergência. Vamos agir rapidamente", escreveu na rede social Twitter.

A carregar o vídeo ...

Iniciadas operações de busca após terramoto no Haiti

O epicentro deste terramoto localiza-se a 8 quilómetros da cidade de Petit Trou de Nippes, a uma profundidade de 10 quilómetros. Há relatos de que o sismo se tenha prolongado por cerca de um minuto. A zona de Les Cayes terá sido a mais afetada.

O sismo terá causado vários mortos, indicou à agência France-Presse o diretor da Proteção Civil, Jerry Chandler.

A carregar o vídeo ...

Máquinas ajudam operacionais nas buscas no Haiti

"Há mortos, confirmou, mas ainda não tenho um balanço preciso", disse Chandler, precisando que o primeiro-ministro, Ariel Henry, estava a caminho do centro de operações de emergência em Port au Prince.

Testmunhas no local indicam que em Les Cayes, hotel Le Manguier colapsou e que no interior do edifício estaria o proprietário, Gabriel Fortune, que já desempenhou funções de presidente da câmara e senador em Les Cayes.

O Presidente dos Estados Unidos enviou as "mais sentidas condolências" pela "tragédia" e prometeu que o seu país "estará lá" para ajudar na reconstrução.

"Numa altura que já era difícil para o povo do Haiti [devido à crise política], entristece-me o terramoto devastador que ocorreu esta manhã em Saint-Louis du Sud", disse Joe Biden numa declaração, endereçando as "mais sinceras condolências a todos aqueles que perderam um ente querido ou viram as suas casas ou negócios destruídos".

Horas antes, a Casa Branca anunciou que o Presidente já tinha autorizado uma "resposta imediata dos EUA" ao terramoto de magnitude 7,2.

A carregar o vídeo ...

Água do mar invade ruas de Les Cayes no Haiti

O sistema de alerta de tsunami dos Estados Unidos lançou um alerta após o sismo, mas já veio dar conta que a ameaça de tsunami já passou. 

De acordo com o dono de uma estação de rádio em Jérémie ouvido pelo Washington Post, muitas casas e edifícios foram destruídos ou danificados, incluindo uma igreja local. Segundo esta fonte, "o impacto é enorme", viu pessoas a chorar e pelo menos dois corpos entre os escombros. 

Recorde-se que em 2010, um sismo de idêntica magnitude abalou o país, provocando entre 100 e 200 mil mortos e cerca de 300 mil feridos. Cinco milhões de pessoas ficaram desalojadas. A violência do sismo deixou Port au Prince em ruínas.

Estima-se que o sismo de 2010 tenha sido dos maiores desastres naturais vividos pelo Haiti, que teve de receber ajuda humanitária. 

#Haití terremoto 7.3 #Sábado14 07:30 hrs pic.twitter.com/y5QO2Ml8Fr

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8