Líder do Governo trabalhista britânico quer "colocar a Ucrânia na posição mais forte possível quando se aproxima o inverno"
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pediu mais ações para reforçar a capacidade de longo alcance da Ucrânia, num encontro com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes de uma reunião dos aliados de Kiev.
"Penso que podemos fazer mais em termos de meios, particularmente meios de longo alcance", declarou Keir Starmer, antes da reunião, à tarde, da Aliança dos Voluntários, 26 países, sobretudo europeus, que apoiam Kiev.
"E, claro, há o trabalho vital da Aliança dos Voluntários em relação às garantias de segurança" a fornecer a Kiev, acrescentou.
A reunião entre Zelensky e Starmer ocorreu depois de o rei Carlos III ter concedido ao Presidente ucraniano uma nova audiência --- o terceiro encontro que mantêm no Reino Unido desde o início do ano.
O líder do Governo trabalhista britânico, que codirige esta aliança com o Presidente francês, Emmanuel Macron, quer "colocar a Ucrânia na posição mais forte possível quando se aproxima o inverno" face às forças de Moscovo, segundo o seu gabinete.
Nas últimas semanas, a Ucrânia tem sido alvo de cada vez mais ataques russos às infraestruturas energéticas, que ameaçam privar a população de eletricidade e aquecimento.
A Ucrânia produz alguns mísseis de longo alcance (Flamingo, Neptune) e recebe dos europeus os mísseis franceses Scalp e os britânicos Storm Shadow, mas em pequenas quantidades.
Solicitou, sem êxito, mísseis alemães Taurus, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, recusou-se até agora a fornecer os mísseis Tomahawk que Zelensky esperava, após o homólogo russo, Vladimir Putin, avisar de que tal constituiria "uma nova escalada" no conflito, além de afetar as relações bilaterais entre a Rússia e os Estados Unidos.
Para financiar o fornecimento de "sistemas de longo alcance" à Defesa ucraniana, Starmer instará os parceiros da aliança a "concluírem o trabalho" sobre a utilização dos bens russos congelados em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022 e ainda em curso, indicou Downing Street.
Os líderes europeus reunidos em Bruxelas na quinta-feira deram um primeiro passo nesse sentido, ainda que hesitante, solicitando à Comissão Europeia para explorar formas de financiar a Ucrânia nos próximos dois anos, abrindo a porta a um empréstimo com base nesses bens congelados russos.
Imobilizados pelas sanções ocidentais, os bens representam cerca de 210 mil milhões de euros.
Esta proposta estará na agenda da cimeira europeia de dezembro, adiando, na prática, as decisões mais difíceis. Está formulada em termos vagos devido às reservas da Bélgica, onde se encontra a maior parte dos fundos.
A apreensão pura e simples destes bens é um limite para os países da União Europeia (UE), mas a Comissão Europeia propõe, com base nestes fundos, financiar um empréstimo de 140 mil milhões de euros a Kiev.
Em Bruxelas na quinta-feira, Zelensky tinha instado os líderes a tomarem esta medida e, à noite, mostrou-se otimista, saudando os "bons resultados" da cimeira.
Starmer elogiou os "enormes progressos" alcançados esta semana contra os hidrocarbonetos russos, após a decisão dos Estados Unidos de também impor sanções ao setor.
Trump resistiu durante muito tempo a tomar tais medidas, mas considerou que as suas conversações com Putin não estavam a levar "a lado nenhum".
Estas sanções implicam o congelamento de todos os bens das gigantes petrolíferas Rosneft e Lukoil nos Estados Unidos e a proibição de todas as empresas norte-americanas de negociarem com elas.
Moscovo classificou as sanções norte-americanas como contraproducentes, afirmando Putin que não terão "impacto significativo" na economia russa.
A reunião desta quinta-feira em Londres realiza-se de modo híbrido: a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, o homólogo neerlandês, Dick Schoof, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, estarão presentes, ao passo que outros 20 líderes -- entre os quais Emmanuel Macron, participarão por videoconferência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.