page view

Trump exige que Justiça investigue rivais políticos

Presidente dos EUA pressiona publicamente a Procuradora-Geral Pam Bondi para acelerar processos.

22 de setembro de 2025 às 01:30

O Presidente Donald Trump pressionou publicamente a Procuradora-Geral Pam Bondi para acelerar as investigações contra os seus adversários políticos, numa ingerência sem precedentes no trabalho do Departamento de Justiça.

"Não estamos a fazer nada. O que é que está a ser feito em relação a Comey, Adam 'Shifty' Schiff, Leticia? São todos culpados como tudo, mas não estamos a fazer nada. Não podemos adiar mais, isto está a destruir a nossa reputação e a nossa credibilidade", escreveu Trump numa publicação na plataforma Truth Social, referindo-se ao ex-diretor do FBI, James Comey, que investigou as alegadas ligações do presidente à Rússia, ao antigo líder democrata da Câmara dos Representantes, Adam Schiff, que presidiu aos dois processos de destituição contra Trump, e à ex-procuradora de Manhattan, Leticia James, que condenou a Organização Trump por fraude fiscal e imobiliária. "Fui alvo de dois processos de destituição e acusado cinco vezes, POR NADA. A JUSTIÇA TEM DE SER FEITA, JÁ", sublinhou Trump.

Questionado mais tarde pelos jornalistas, o presidente recusou ter colocado em causa a independência do Departamento de Justiça. "Só quero que eles se mexam. Temos de atuar rapidamente. Se eles não forem culpados, está tudo bem. Mas se forem culpados ou se devem ser acusados, é preciso acusá-los, e temos de o fazer já", insistiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8