page view
Donald Trump
17 de junho de 2025 às 00:57

Trump quer criar e cotar um fundo indexado a cripto moedas

A Trump Media, empresa de Donald Trump, notificou na segunda-feira a entidade reguladora do mercado de capitais (SEC, na sigla em Inglês) da vontade de disponibilizar no final do ano um fundo cotado indexado às moedas digitais bitcoin e ethereum.

Em comunicado, a empresa informou que entregou à SEC os documentos de registo do fundo, que se vai chamar Truth Social Bitcoin and Ethereum ETF e ter 75% dos ativos investidos na primeira cripto moeda e os restantes na segunda.

A Trump Media vai disponibilizar as ações do fundo indexado (ETF), um produto financeiro que vai refletir as flutuações no preço das cripto moedas, enquanto a plataforma Crypto.com se encarregará da custódia, das transações e da gestão da liquidez.

Se a SEC autorizar o ETF e a intenção de cotização, as ações vão ser cotadas no NYSE Arca, o ramo totalmente eletrónico de Wall Street, que gera a maior parte das operações com ETF.

Este tipo de fundos está concebido para replicar o preço das cripto moedas, oferecendo a exposição a um ativo sem ter de investir nele diretamente.

Existem dezenas de fundos indexados à bitcoin nos EUA.

A Trump Media, que inclui a rede social Truth Social, anunciou no final de maio que planeava recolher cerca de 2,5 mil milhões de dólares para investir em bitcoin e antes tinha revelado a sua aliança com a Crypto.com.

A empresa foi criada por Trump, que é o acionista maioritário, mas antes de iniciar o seu segundo mandato transferiu as suas ações para um fundo que controla e do qual beneficia, mas que é gerido por um filho, Donald Jr..

Segunda-feira, 16 de junho de 2025 às 17h08

Trump diz que Irão "não está a vencer a guerra" e defende acordo com Israel

Irão e Israel devem conversar para chegarem a um acordo e devem "fazê-lo imediatamente antes que seja tarde demais", disse esta segunda-feira o presidente norte-americano, Donald Trump, citado pelo The Times of Israel.

"O Irão não vai vencer esta guerra e deveriam conversar imediatamente", adiantou Trump aos jornalistas no início de uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

Domingo, 15 de junho de 2025 às 17h59

Trump vetou plano de Israel para matar líder supremo do Irão

O presidente dos EUA, Donald Trump, vetou o plano de Israel para matar o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, indica o The Jerusalem Post, que cita a Reuters. O objetivo faria parte da Operação Rising Lion, iniciada na madrugada de sexta-feira, com um ataque de Israel ao Irão.

Numa entrevista à Fox News, este domingo, o primeiro-ministro israelita foi questionado acerca da declaração do veto de Trump, mas não negou nem desmentiu a informação. "Há tantos relatos falsos sobre conversas que nunca aconteceram - não vou entrar nesse assunto", escreve o The Times of Israel, citando a entrevista ao canal de televisão americano. 

Sexta-feira, 13 de junho de 2025 às 12h06

Trump insiste em acordo nuclear e avisa Irão para ataques ainda mais brutais

O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou esta sexta-feira a instar o Irão a chegar a um acordo nuclear com os Estados Unidos, advertindo que Israel planeia ataques "ainda mais brutais", mas que é possível travar "este massacre".

"Dei ao Irão várias oportunidades para chegar a um acordo. Disse-lhes, com toda a firmeza, para 'simplesmente o fazerem', mas por mais que tentassem, por mais perto que chegassem, simplesmente não conseguiam concretizar", escreveu esta sexta-feira Donald Trump na sua rede social, Truth Social, após o ataque da madrugada desta sexta-feira de Israel contra o Irão.

Na mesma publicação, o líder norte-americano disse que avisou Teerão de que "seria muito pior do que qualquer coisa que eles conhecessem, antecipassem ou tivessem ouvido falar, que os Estados Unidos fabricam o melhor e mais letal equipamento militar do mundo, de longe, e que Israel tem muito desse equipamento, com muito mais por vir - e eles sabem como usá-lo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8