Índia envia satélite que pode antecipar catástrofes naturais
A Índia enviou, esta quinta-feira, para o espaço um satélite que pode detetar o movimento da superfície terrestre, incluindo gelo, com uma precisão de um centímetro e antecipar catástrofes naturais.
A missão, desenvolvida em parceria com os Estados Unidos, através das respetivas agências espaciais, contribuirá para a proteção das populações ao proporcionar informação aos decisores políticos sobre resposta a desastres, monitorização de infraestruturas e gestão da atividade agrícola.
O satélite NISAR, lançado da base espacial indiana de Satish Dhawan, a bordo de um foguetão igualmente indiano, está equipado com um sistema de dois instrumentos de radar avançados que possibilitarão gerar uma imagem tridimensional dinâmica da Terra com um detalhe sem precedentes.
Lusa
Seguir Autor:
Risco de grande tsunami atingir os EUA "passou completamente"
Kristi Noem, secretária de Segurança Interna dos EUA, disse a jornalistas na sua viagem oficial ao Chile que a ameaça de um grande tsunami atingir a zona costeira dos Estados Unidos "passou completamente".
"Estamos em muito boa forma neste momento", disse Noem segundo um relatório da Casa Branca. "Estávamos totalmente mobilizados e prontos a responder, caso fosse necessário, mas gratos por não termos tido de lidar com a situação que poderia ter ocorrido", acrescentou.
Colômbia ordena a evacuação de praias
As autoridades colombianas ordenaram a evacuação o encerramento das praias e áreas de maré baixa ao longo da costa do Oceano Pacífico, afirmando que correntes fortes e ondas de tsunami são possíveis.
Segundo relata a agência noticiosa Associated Press, o tráfego marítimo também está a ser restringido.
Equipa de médicos protege paciente que estava em cirurgia durante sismo na Rússia
VÍDEO: AP
Maior parte da zona costeira do Chile sob alerta vermelho
O Chile aumentou o nível de alerta de tsunami para vermelho, o nível mais alto, para a maior parte da sua costa no Pacífico. Segundo a Associated Press (AP), o Ministério da Educação cancelou as aulas em grande parte da zona costeira.
"Lembrem-se de que a primeira onda geralmente não é a mais forte", alertou o presidente chileno Gabriel Boric através das redes sociais. "Vamos agir com calma e seguir as instruções oficiais".
O Chile está entre os países mais vulneráveis a terremotos e tsunamis.
Vulcão Klyuchevskoy na Rússia entra em erupção após sismo
O vulcão Klyuchevskoy, na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção após o forte terremoto de quarta-feira no Pacífico. A informação foi adiantada pela agência de notícias estatal russa RIA.
"Neste momento, o Klyuchevskaya Sopka está em erupção", disse a filial de Kamchatka do Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências citada pela RIA.
Autoridades russas e japonesas retiram alerta de tsumani
As autoridades russas na península de Kamchatka e nas ilhas Kuril retiraram os alertas de tsunami, segundo relata a agência noticiosa norte-americana, Associated Press (AP). A filial do Ministério de Emergência na região alertou que os cientistas ainda esperam réplicas com magnitude até 7.5.
No norte do Japão os alertas também foram retirados, mas continuam em vigor na costa do Oceano Pacífico.
Colômbia emite alerta de tsunami para diversas zonas do Pacífico
A Colômbia emitiu um alerta de tsunami para diversas zonas do Pacífico. "Como medida preventiva, recomenda-se a evacuação das praias e áreas baixas na costas de Nariño e Chocó", lê-se no comunicado emitido pela Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres da Colômbia.
Medidas de segurança relativas ao tráfego marinho estão também a ser implementadas, de acordo com as autoridades locais.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ordem de evacuação para zonas costeiras no Havai suspensa
A ordem de evacuação emitida para as zonas costeiras do Havai foi suspensa, de acordo com a informação adiantada pelas autoridades locais. No entanto, "os abrigos permanecerão abertos até as 7h de quarta-feira", de acordo com a mensagem emitida.
Os parques de praia do condado permanecem fechados, informa a Agência de Defesa Civil do Condado do Havai. As autoridades pedem ainda que a população coloque a par as devidas entidades dos estragos existentes, para que possa ser prestada a ajuda necessária.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Embarcações deixam principal porto de Honolulu
Dezenas de embarcações saíram esta quarta-feira do principal porto de Honolulu, no Havai, depois de o alerta de tsunami ter sido emitido, de acordo com dados da MarineTraffic.
A deslocação para águas mais profundas faz parte das medidas de segurança emitidas pelas autoridades locais. A maioria das embarcações representam barcos de pesca, embarcações de recreio e navios da Guarda Costeira, de acordo com a informação adiantada.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Filas intermináveis de carros em autoestradas do Havai para abandonar local após tsunami
VÍDEO: AP
Jardim de infância danificado e destroços espalhados: sismo de magnitude 8.8 deixa rasto de destruição na Rússia
VÍDEO: AP
Havai e Oregon alertam moradores sobre possíveis danos
O Departamento de Gestão de Emergências do Oregon, na região do Pacífico, informou que pequenas ondas de tsunami eram esperadas ao longo da costa a partir das 23h40, horário local, com alturas entre 30 e 60 centímetros, cita a Associated Press.
Já o governador do Havai, Josh Green, afirmou que dados registados mediram ondas de 1,8 metros de altura.
"O impacto do tsunami pode durar horas ou talvez mais de um dia, disse o coordenador do Centro Nacional de Alerta de Tsunami no Alasca.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
O momento em que sismo de 8.8 atinge Rússia
VÍDEO: AP
Imagens impressionantes mostram ondas de tsunami a aproximarem-se da costa de Hokkaido no Japão
VÍDEO: AP
Central nuclear de Fukushima evacuada por precaução
Todos os trabalhadores da central nuclear de Fukushima foram retirados da instalação a norte do país. A libertação de águas residuais radioativas e tratadas no mar também foi interrompida, de acordo com o meio noticiosa France24, citando um repórter no local.
A evacuação foi feita como medida de precaução na sequência dos alertas de tsunami emitidos para a costa do Japão.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Sirenes soam a norte da Califórnia
Sirenes de alerta para um possível tsunami foram ouvidas na pequena comunidade de Crescent City, a norte da Califórnia. A cidade tem cerca de seis mil moradores.
"Estamos sob alerta de tsunami. Por favor, fiquem longe de praias e cursos de água. Estamos a aguardar informações adicionais sobre qualquer possível nível de evacuação", adiantaram as autoridades da zona costeira, citadas pela AP.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Quase dois milhões de pessoas no Japão recebem ordem de retirada
Cerca de dois milhões de pessoas no Japão receberam ordens para abandonar as suas habitações ou zonas costeiras devido ao risco de tsunami provocado pelo sismo de magnitude 8,8 que atingiu esta quarta-feira a península russa de Kamchatka.
Em Hokkaido, a maior ilha do arquipélago japonês, situada no norte e a mais próxima de Kamchatka, as autoridades locais emitiram ordem de retirada de nível máximo (5 em 5) para 10.463 cidadãos da cidade costeira de Urakawa.
Equipas de resgate inspecionam jardim de infância danificado pelo terremoto na Rússia
Imagem mostra praia vazia na costa oeste do Japão após alerta para tsunami
Várias feridos na sequência do terramoto na península de Kamchatka naRússia
Várias pessoas ficaram feridas na sequência do terramoto que atingiu a península de Kamchatka, Rússia, de acordo com as autoridades locais. A maioria dos ferimentos ocorreu quando as pessoas se deslocavam com rapidez para a saída dos prédios.
Existem relatos de um paciente de um hospital que acabou por saltar de uma janela, como cita a Associated Press.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Havai atingido por tsunami
O Havai, nos EUA, foi atingido por ondas do tsunami, confirmou o departamento de emergência de Honolulu, que apelou à retirada imediata da população em zonas de risco.
"Tome medidas imediatamente! Ondas de tsunami estão atualmente a atingir o Havai", diz o departamento, acrescentando que "São esperadas ondas de tsunami destrutivas".
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Havai decreta estado de emergência e evacua área costeira face a possível tsunami
O governador do Havai decretou estado de emergência no arquipélago face à possível chegada de um tsunami provocado pelo sismo de magnitude 8,8 que atingiu a península russa de Kamchatka, e pediu a evacuação de zonas costeiras.
"Assinei uma proclamação de emergência e os Centros de Operações de Emergência do estado e do condado estão totalmente ativados. Por favor, levem esta situação a sério", declarou Josh Green na terça-feira (esta quarta-feira em Lisboa) nas redes sociais.
Numa conferência de imprensa, o responsável também instou as pessoas a abandonarem as zonas costeiras e a dirigirem-se para o interior destas ilhas vulcânicas no meio do Oceano Pacífico.
Lusa
Seguir Autor:
Tsunami atinge região russa de Kamchatka e costa norte do Japão após sismo de magnitude 8.8
Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu esta quarta-feira a península de Kamchatka, na Rússia, provocando tsunamis no país e no Japão e a emissão de alertas em muitos países banhados pelo Pacífico.
Na cidade de Severo-Kourilsk, no norte do arquipélago russo das ilhas Curilas, vários tsunamis inundaram as ruas e parte dos dois mil habitantes foram retirados, de acordo com o Ministério de Situações de Emergência. O estado de emergência foi declarado naquela área.
"A quarta onda do tsunami está a chegar. A onda é muito grande, está tudo inundado, toda a costa está inundada", testemunhou um habitante num vídeo publicado pelo jornal russo Izvestia.
Agência Meteorológica Central de Taiwan emitiu o segundo maior nível de alerta, prevendo que ondas entre 0,3 e um metro possam atingir a costa sudeste e sudoeste da ilha.
Lusa
Seguir Autor:
China emite alerta de tsunami após sismo de 8,8 ao largo da península russa de Kamchatka
A China emitiu esta quarta-feira alerta de tsunami para várias zonas da costa leste, após o sismo de magnitude 8,8 perto da península russa de Kamchatka, anunciou o Centro de Prevenção de Tsunamis do Ministério dos Recursos Naturais.
"Com base nos mais recentes resultados de alerta e análise, foi determinado que este sismo desencadeou um tsunami, que deverá causar danos em algumas áreas costeiras da China", indicou o Centro em comunicado.
O terramoto, um dos mais fortes registados no mundo, ocorreu na madrugada de quarta-feira no extremo oriente russo, provocando um tsunami na região norte do Pacífico e levando à emissão de avisos para o Alasca, Havai e várias costas a sul, até à Nova Zelândia.
Lusa
Seguir Autor:
Sismo de magnitude 8 atinge a península russa de Kamchatka. Alerta de tsnumani emitido
Um sismo de magnitude 8.8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia. Foi emitido alerta de tsunami.
O registo do abalo foi feito pela Agência meteorológica do Japão, que emitiu um alerta de tsunami de até um metro ao largo da costa do Japão, indica a Associated Press.
Até ao momento, não há informações sobre danos
O abalo ocorreu a cerca de 250 quilómetros (160 milhas) de Hokkaido, a ilha mais setentrional das quatro grandes ilhas do Japão, e foi sentido apenas ligeiramente, de acordo com a televisão japonesa NHK, citada pela AP.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.