page view

União Europeia e Japão reforçam "amizade de confiança" perante incerteza mundial

Nacionalista Sanae Takaichi foi há uma semana nomeada primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.

29 de outubro de 2025 às 14:31

A presidente da Comissão Europeia disse esta quarta-feira ter garantido à nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, a "amizade de confiança" entre UE e Japão, perante a incerteza em setores como das matérias-primas críticas.

"Excelente primeira conversa com a primeira-ministra do Japão. A Europa e o Japão são amigos de confiança e, no mundo incerto de hoje, a amizade é mais importante do que nunca", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X depois de uma chamada telefónica entre ambas.

"Juntos [os dois blocos] defendemos economias abertas, sociedades seguras e regras justas. Já estamos a aprofundar a nossa cooperação em matéria de comércio, segurança económica e matérias-primas essenciais através da nossa aliança para a competitividade e ambas concordamos que a segurança da Europa e da região Indo-Pacífico estão estreitamente - e cada vez mais -- interligadas", adiantou a líder do executivo comunitário.

A posição surgiu quando a Comissão Europeia relata preocupações da indústria da UE, sobretudo automóvel, pelo endurecimento dos controlos às exportações de terras raras pela China, numa medida que pode afetar cadeias de abastecimento.

A nacionalista Sanae Takaichi foi há uma semana nomeada primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo, graças a uma coligação parlamentar formada na véspera, após negociações de última hora.

A nova líder do Governo do Japão, admiradora da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, apelidada "Dama de Ferro", prometeu um executivo com um número de mulheres "à escandinava", em contraste com apenas duas na equipa do antecessor.

O Japão está classificado em 118.º lugar entre 148 no relatório de 2025 do Fórum Económico Mundial sobre a disparidade entre os sexos e a câmara baixa do parlamento japonês (Dieta) é exemplo disso mesmo, contando com apenas 15% de mulheres.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8