page view

União Europeia restringe atribuição de vistos a russos

Medida vai permitir "uma análise rigorosa e frequente dos requerentes para mitigar qualquer risco potencial à segurança".

07 de novembro de 2025 às 12:49

 A União Europeia (UE) decidiu esta sexta-feira apertar as regras para a atribuição de vistos a cidadãos russos, que deixam de ter acesso aos de múltiplas entradas e terão de pedir autorização a cada deslocação ao bloco.

O executivo comunitário explica que, a partir de agora, “os cidadãos russos não poderão mais receber vistos de múltiplas entradas”, o que significa que os cidadãos russos terão que solicitar uma nova autorização cada vez que planearem viajar para a UE, “permitindo uma análise rigorosa e frequente dos requerentes para mitigar qualquer risco potencial à segurança”.

“A Comissão adotou regras mais rigorosas sobre vistos para cidadãos russos, tendo em conta o aumento dos riscos para a segurança resultantes da guerra de agressão não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia, incluindo a instrumentalização da migração, atos de sabotagem e o possível uso indevido de vistos”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

A Alta Representante para a Política Externa da UE, Kaja Kallas, referiu numa mensagem divulgada nas redes sociais, que “lançar uma guerra de esperar poder deslocar-se livremente na Europa é difícil de justificar”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8