Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Universo paralelo onde o tempo retrocede? Não é só ficção científica

Experiência da NASA podem provar que existe uma realidade alternativa em que tudo está de cabeça para baixo.
Correio da Manhã 21 de Maio de 2020 às 15:21
Planeta Terra
Planeta Terra FOTO: NASA
O ano de 2020 tem sido cheio de surpresas, nem sempre boas como é o caso da pandemia mundial, num entanto há uma nova descoberta que poderá marcar este ano. 

A NASA anunciou que descobriu um "universo paralelo onde o tempo retrocede". Foi desta forma que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço deu a conhecer uma nova "realidade". 

Segundo os cientistas que se encontram a realizar experiências na Antártida, partículas observadas podem provar uma realidade alternativa em que tudo está de cabeça para baixo.

De acordo com a revista sobre ciência New Scientist, os investigadores fizeram a descoberta curiosa em 2016.

Através da ANITA (projeto da Antena impulsiva transitória antártica) - um balão enviado à estratosfera para procurar ondas de rádio - a equipa detectou uma "fonte" de partículas de alta energia. Mas com uma diferença: em vez de descer "do espaço", como é habitual, estes surgiam do próprio gelo antártico.

"Era como se o raio cósmico tivesse saído de o próprio gelo. Uma coisa muito estranha", disse Peter Gorham, investigador principal da ANITA.

Durante os últimos quatro anos
, os cientistas tentaram encontrar uma explicação, mas não encontraram nada, por isso começam agora a ponderar sobre a hipótese de que as partículas estão a flutuar. Ou seja, de acordo com o relatório da New Scientist, essas descobertas podem sugerir que as partículas viajam para trás em relação ao nosso conceito de tempo, o que se alinharia com a existência de um universo paralelo.

A teoria gerou muitas reações online: "isto faz-me pensar que outras coisas malucas estão a acontecer enquanto nós estamos fechados em nossas casas e distraídos com o coronavírus", disse o ator Armie Hammer. 

A NASA sublinha, no entanto, que para já é apenas uma teoria e que não é provado que exista mesmo um universo paralelo. 
economia negócios e finanças ciência e tecnologia universo ficção científica
Ver comentários