page view
F. Falcão-Machado

F. Falcão-Machado

Embaixador

Objeções

17 de fevereiro de 2017 às 00:30

Há que ver como vai a nova Administração norte- -americana tratar uma questão que toca vastos interesses religiosos. Trata-se da aplicação da controversa Lei da Liberdade Religiosa (Religious Freedom Restoration Act).

Num país que ostenta desde a sua fundação a liberdade como uma das suas bandeiras, não deixa de ser irónico que ainda se discuta tal tema. O problema, porém, não é simples. O que está em causa é a interpretação da chamada objeção de consciência à luz dos princípios constitucionais norte-americanos. As dúvidas surgem quanto aos limites desse direito em casos que afetam serviços públicos, como são os da IVG ou os do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Por outro lado, esse tipo de opções costuma afetar os financiamentos públicos de entidades como escolas ou hospitais de instituições religiosas. E até agora, quer os tribunais quer o próprio episcopado local têm defendido óticas diferentes.

Aquando da tomada de posse de Donald Trump, o cardeal Timothy Dolan, de Nova Iorque, oficiou a cerimónia com uma leitura do Livro da Sabedoria. Esperemos que tão virtuosa leitura inspire o novo presidente se ele tiver de assinar uma ordem executiva sobre a matéria...

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Novos rumos

Leão XIV vai continuar o projeto do Sínodo Episcopal do Papa Francisco.

Que futuro?

Putin rejeitou participação de tropas ocidentais nas garantias de segurança.

Pelo Alasca

Putin não quer devolver os territórios ucranianos que invadiu.

Novas regras

A ameaça da aplicação de tarifas não impressionou o Kremlin.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8