page view
Alexandra Leitão

Alexandra Leitão

Candidata à Câmara Municipal de Lisboa

Lisboa: A ambição de mudar

10 de agosto de 2025 às 00:30

Lisboa é uma cidade maravilhosa, mas nos últimos quatro anos degradou-se: famílias forçadas a sair por falta de habitação acessível, trânsito caótico, transportes públicos que falham, uma cidade suja, ruidosa e descuidada, bairros descaracterizados e comércio local que luta para sobreviver.

É possível mudar! Limpar e cuidar dos espaços públicos; manter passeios e ruas conservadas; aumentar a habitação acessível; tornar o trânsito fluído e ordenado, com transportes públicos rápidos, acessíveis e confortáveis, aumentar a polícia de proximidade e a iluminação pública.

Morar em Lisboa não pode ser um privilégio. A habitação é uma emergência e é preciso agir já! Ter pelo menos 20% de casas públicas, reabilitar edifícios devolutos, investir em cooperativas, requalificar os bairros municipais, garantir quotas obrigatórias de renda acessível em novos empreendimentos, limitar e fiscalizar o alojamento local.

É preciso garantir higiene urbana eficiente, transportes públicos gratuitos para residentes, alargar horários e expandir os corredores BUS, plantar 100 mil árvores, mapear e proteger o património arbóreo, combater as alterações climáticas e proteger a saúde pública.

É preciso garantir mais vagas em creche e acesso universal ao pré-escolar a partir dos 3 anos, tornar as refeições escolares melhores e gratuitas, requalificar o parque escolar, reforçar os apoios a estudantes em situação de carência económica do pré-escolar à universidade, aumentar o orçamento municipal da cultura, diversificar e desconcentrar a oferta cultural, abrir bibliotecas, apoiar criadores locais e lojas com história.

É preciso proteger os idosos e os mais vulneráveis, com centros de dia, lares e residências, unidades móveis de saúde, transporte dedicado e apoio domiciliário.

Mais do que um teatro, praça ou jardim em cada bairro, queremos uma cidade em cada bairro.

O mandato que termina abandonou a cidade ao lixo, à degradação e ao desleixo. Vamos pôr fim à inação que corrói a cidade. É preciso recuperar Lisboa, de forma serena, mas com ambição, competência e muito trabalho. Vamos “Viver Lisboa”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

11-12-2025

A proposta do governo convoca todos e todas à greve no dia 11 de dezembro!

Dezembro

Os custos de uma greve geral são imensos. A todos os níveis. Não seremos capazes de encontrar soluções de diálogo.

A paz é um direito

Um direito que, conjugado com o direito de resistência, possa legitimar o derrube de dirigentes belicistas.

Tempo de trabalho

Quando esse equilíbrio é quebrado, instala-se o enriquecimento sem causa da entidade empregadora.

O crime compensa

Inexpressivo por fora, o homem é uma tempestade por dentro. Uma delícia.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8