Um cartel de categoria, a presença de milhares de aficionados e a representação da RTP ao mais alto nível, concorreram para que o festejo da passada quinta-feira ficasse para a memória. Um curro notável de Murteira Grave, pela presença e pela bravura, deram a nota da emoção, a que correspondeu a inspiração dos montados e a valentia dos forcados, sabendo-se como é exigente a lide dos toiros bravos e que sempre foi difícil pegar os toiros da herdade da Galeana.
Noite de festa e emoção portanto, com Antonio Telles a lidar com classicismo, excelente brega e muita verdade, quer nos ferros compridos quer na serie de curtos ao seu estilo, o toiro de mais volume da corrida (640 kg),que abriu praça. Um toiro que vinha bem de todos os terrenos e investia com suavidade a permitir uma lide vibrante. Como voltou a brilhar no quarto, que veio sempre a mais dando nota de emoção e lhe permitiu luzir-se nuns ferros curtos como manda a lei, saindo com garbo.
Foi a noite de Luis Rouxinol e da sua quadra a justificar o premio para a melhor lide que lhe foi atribuído pelo júri. O toiro segundo saiu bravíssimo, com o cavaleiro de Pegões a dar-lhe lide de alto nível, usando e recreando-se nas sortes de que mais gosta, escolhendo terrenos para citar dando vantagens e cravar ao estribo saindo com remates plenos de verdade e toureiria. O quinto foi o que mais transmitiu e Rouxinol voltou a estar em grande numa lide conseguida onde a emoção se juntou ao bom toureio com nota artística muito alta, ficando o registo de uma serie de curtos montando a égua estrela da quadra, que merecia ter dado a volta com o seu cavaleiro e o ganadero Joaquim Grave, justamente chamado à arena.
Não era fácil a tarefa de Marcos Bastinhas mas mereceu a "convocatória" para o difícil confronto. Quer no bonito "sardo", recebido "a gaiola" e bem parado, ao qual colocou três ferros à tira com acerto. Quer nos ferros curtos e no par de bandarilhas (marca da casa) com que terminou a lide No toiro que fechou a corrida, o menos brilhante do lote (brindado a seu pai), a sua actuação ficou marcada pela escolha nas sortes cambiadas onde a reunião nem sempre resulta mas voltou a fechar com par de bandarilhas que o público premiou.
Já é tradição que os "graves" não são fáceis nas pegas e isso ficou provado mais uma vez com algumas pegas complicadas dos de Santarém cabendo o premio em disputa ao novo cabo do Aposento da Moita José Maria Bettencourt, cujo grupo teve mais sorte.
Ricardo Joia acolitado pelo Dr. Moreira da Silva dirigiu com acerto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
O pinguim é um pássaro, mas não voa. Em compensação, caminha, nada e anda de escorrega. Tal e qual os portugueses.
Há muito a fazer e não basta pedir-se mais presença policial.
Lei laboral: trata-se de nos distrair dos reais problemas do País.
A justiça não deve poupar quem tortura e humilha.
Será que a tempestade se ficará pelo 'copo de água'?
Quantos recém-especialistas já tomaram outras opções que não o SNS?
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.