Ministro das Finanças atacado com tinta verde por ativistas climáticos

Fernando Medina estava num evento na Faculdade de Direito de Lisboa.

20 de outubro de 2023 às 17:05
Partilhar

O ministro das Finanças foi atacado com tinta verde por ativistas climáticos, durante uma aula aberta na Faculdade de Direito de Lisboa, esta sexta-feira. 

Pub

Os manifestantes pertencem à Greve Climática Estudantil e gritaram repetidamente: "Não há paz até ao último inverno de gás".

O ministro das Finanças reagiu com ironia, dizendo que pelo menos tinha uma apoiante para a subida do Imposto Único de Circulação.

Pub

A jovem ativista que atingiu Fernando Medina estava dissimulada entre os assistentes à sessão e não foi revistada à entrada porque "a polícia tem de ter autorização do reitor da Universidade para entrar e atuar nas instalações", e essa solicitação e autorização apenas foi dada após o ataque, adiantou ao CM fonte da PSP de Lisboa.

Dentro da faculdade, mas fora do auditório, encontravam-se outros seis manifestantes pelo clima. Pelo menos a jovem que realizou o ataque será detida. Os restantes seis poderão apenas ser identificados.

Pub

Num comunicado a que o CM teve acesso, o movimento assinalou que o Orçamento de Estado para 2024 "não contempla um plano para o fim do uso de gás fóssil".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar