António Costa a caminho da Europa
Líderes europeus debatem esta quinta-feira os nomes propostos para os cargos de topo da União
Os negociadores dos cargos de topo da União Europeia concordaram esta terça-feira com a nomeação do ex-primeiro-ministro português, António Costa, para a presidência do Conselho Europeu.
O acordo preliminar entre o Partido Popular Europeu (PPE), os Socialistas e Democratas (SD) e os liberais do Renovar a Europa assegura um segundo mandato da alemã Ursula von der Leyen na presidência da Comissão Europeia e entrega a chefia da diplomacia comunitária a Kaja Kallas, primeira-ministra da Estónia. As propostas de nomeações vão ser apresentadas amanhã aos líderes europeus em Bruxelas.
O impasse nas negociações vigorava desde a última cimeira informal, onde o PPE chegou a propor aos SD a repartição de mandatos na presidência do Conselho Europeu nos próximos cinco anos. Apesar das dúvidas de alguns governos europeus sobre o caso judicial a envolver o ex-primeiro-ministro e até sobre a sua posição em relação ao conflito na Ucrânia, os socialistas insistiram na nomeação de António Costa.
O consenso sobre a distribuição dos cargos de topo não inclui os Conservadores e Reformistas, da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, mas com as últimas entradas e saídas este tornou-se o terceiro maior grupo do Parlamento Europeu e está de olho em várias pastas da próxima Comissão Europeia.
Os negociadores dos cargos de topo da União Europeia concordaram esta terça-feira com a nomeação do ex-primeiro-ministro português, António Costa, para a presidência do Conselho Europeu.O acordo preliminar entre o Partido Popular Europeu (PPE), os Socialistas e Democratas (SD) e os liberais do Renovar a Europa assegura um segundo mandato da alemã Ursula von der Leyen na presidência da Comissão Europeia e entrega a chefia da diplomacia comunitária a Kaja Kallas, primeira-ministra da Estónia. As propostas de nomeações vão ser apresentadas amanhã aos líderes europeus em Bruxelas.O impasse nas negociações vigorava desde a última cimeira informal, onde o PPE chegou a propor aos SD a repartição de mandatos na presidência do Conselho Europeu nos próximos cinco anos. Apesar das dúvidas de alguns governos europeus sobre o caso judicial a envolver o ex-primeiro-ministro e até sobre a sua posição em relação ao conflito na Ucrânia, os socialistas insistiram na nomeação de António Costa.O consenso sobre a distribuição dos cargos de topo não inclui os Conservadores e Reformistas, da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, mas com as últimas entradas e saídas este tornou-se o terceiro maior grupo do Parlamento Europeu e está de olho em várias pastas da próxima Comissão Europeia."Alegria" e "satisfação" com acordo para nomear ex-primeiro-ministro
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta terça-feira o acordo preliminar para a nomeação de António Costa para o Conselho Europeu "uma alegria e muito bom para Portugal e para a Europa". O presidente do Parlamento, Aguiar-Branco, acompanhou "a satisfação de ter num alto cargo europeu um português", que o líder do PS, Pedro Nuno Santos, vê como "o político mais bem preparado" para a função.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt