Direção do PS critica militante Ana Gomes

Secretário-geral adjunto considera “inaceitáveis” declarações da ex-eurodeputada.

20 de maio de 2020 às 08:49
Ana Gomes, aqui num congresso do PS, tem contestado a forma como o partido está a gerir a questão das presidenciais Foto: Sérgio Azenha
Partilhar

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, classificou esta terça-feira como "inaceitáveis" as afirmações da antiga dirigente socialista Ana Gomes, que criticou a forma como o partido está a conduzir o dossiê presidenciais. A ex-eurodeputada considerou "lamentável e deprimente" a forma como o primeiro-ministro, António Costa, relançou Marcelo Rebelo de Sousa para Belém, durante uma visita à Autoeuropa.

Nos últimos dias, Ana Gomes não só criticou António Costa, que é também secretário-geral do PS, como se insurgiu por o presidente do partido, Carlos César, ter remetido o congresso dos socialistas para o primeiro trimestre de 2021, já depois das eleições para a Presidência da República.

Pub

"Essas críticas não podem ser aceites e têm de ser repudiadas. Tenho uma relação de estima pessoal e de amizade com Ana Gomes, mas, como é evidente, o PS tem os seus órgãos próprios, que se têm reunido regularmente", disse, citado pela Lusa, José Luís Carneiro.

Na opinião do mesmo dirigente, "a crítica de Ana Gomes é inaceitável, porque o PS tem sido um garante das liberdades cívicas, políticas e democráticas neste País, tanto no plano do Estado como também na sua vida interna".

Pub

PORMENORES

Refletir sobre candidatura

No início da semana, Ana Gomes afirmou que tem de refletir se irá candidatar-se à corrida da Belém, porque "o candidato do regime [Marcelo Rebelo de Sousa] vai polarizar a sociedade" e "facilitar a vida dos extremos, num momento em que temos aí a extrema-direita organizada".

Pub

Marcelo deu resposta

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à acusação de Ana Gomes, afirmando que, pelo seu percurso e pelo juramento que fez ao assumir funções, não é certamente contra o regime, e defendeu que de outro modo não podia ser Presidente da República.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar