Ministra da Administração Interna volta a dizer que não se demite
Constança Urbano de Sousa debate o relatório sobre os fogos de Pedrógão Grande no Parlamento.
"Não, não vou pedir a demissão". Foi desta forma que a Ministra da Administração Interna respondeu esta sexta-feira aos deputados da Oposição que lhe pediram justificações sobre o relatório dos peritos que investigaram o incêndio de Pedrógão Grande. O documento mostra que o sistema de proteção civil falhou em toda a linha, desde os operacionais ao comando.
Não vou pedir a demissão, senhor deputado", disse ao deputado centrista Nuno Magalhães num debate no parlamento, pedido pelo PSD, sobre o relatório técnico independente sobre os incêndios de junho que provocaram a morte de 64 pessoas e que na quinta-feira foi conhecido.
Tal como fizeram o PS e os partidos de esquerda, a ministra afirmou que ainda não foi possível examinar com profundidade o relatório
No debate desta sexta, feira, o deputado do PSD Marques Guedes foi duro no ataque a Constança Urbano de Sousa: "Falhou não no pormenor ou por um azar do acaso: foram as escolhas, as opções, o seu desrespeito por boas práticas, o seu desnorte, a sua falta de liderança quando ela era mais precisa que potenciaram a catástrofe". O deputado também apontou o dedo a António Costa: "Cabe ao primeiro-ministro determinar extensão e determinadas consequências dessas responsabilidades. Cabe-lhe pedido de desculpas em nome do Estado a todos a quem ele falhou".
O debate sobre as conclusões do relatório foi pedido pelo PSD, logo a seguir à entrada do documento no Parlamento, o que mereceu reparos da ministra "Não é sério marcar um debate 24 horas depois de o documento ter sido entregue".
Na quinta-feira, António Costa anunciou, na presença da ministra Constança Urbano de Sousa e do ministro da Agricultura, que o governo ia analisar o documento para apurar eventuais responsabilidades políticas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt