Morreu Freitas do Amaral, o fundador do CDS que foi quase tudo
Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros estava internado e lutava contra uma doença oncológica.
Chegou a Ministro dos Negócios Estrangeiros no Governo formado pelo Partido Socialista de José Sócrates em 2005.
O também professor universitário estava internado no Hospital CUF, em Cascais, depois de ter tido problemas decorrentes de uma doença oncológica.
Freitas do Amaral, estava internado desde 16 de setembro, fez parte de governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais da tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.
Marcelo Rebelo de Sousa homenageia um dos "pais do sisterma político-democrático"
"O Presidente da República, que, além do mais, perdeu um grande amigo pessoal de meio século, apresenta à sua Família a expressão de grande saudade, mas, sobretudo, da gratidão nacional para o que foi o papel histórico de ter sido aquele dos Pais Fundadores a integrar a direita conservadora portuguesa na Democracia constitucionalizada em 1976", lê-se numa nota publicada no 'site' da Presidência.
Na nota publicada no `site´, o Presidente da República sustentou que a "Diogo Freitas do Amaral deve a "democracia portuguesa o ter conquistado para a direita um espaço de existência próprio no regime político nascente, apesar das suas tantas vezes afirmadas convicções centristas".
Manifestando o mais profundo pesar pela morte do ex-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa recordou-o como um dos "quatro pais fundadores do sistema político-partidário democrático em Portugal, como presidente do Centro Democrático e Social".
Marcelo Rebelo de Sousa destacou as "intervenções decisivas" de Freitas do Amaral na primeira revisão constitucional e "na feitura de diplomas estruturantes, como a Lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas, a Lei Orgânica do Tribunal Constitucional, o Código do Procedimento Administrativo e parte apreciável da legislação do Contencioso Administrativo e da Organização Administrativa".
Costa lamenta perda de um dos "um dos fundadores do nosso regime democrático"
"Acabou de falecer um dos fundadores do nosso regime democrático. À memória do professor Freitas do Amaral, ilustre académico e distinto Estadista, curvamo-nos em sua homenagem. Apresentamos à sua família, amigos e admiradores as nossas sentidas condolências", refere uma nota do gabinete de António Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt