Pela "Primavera do PS", Carneiro põe as mãos no barro e faz pomba da paz
Terceiro dia de campanha começou com com uma visita à loja e atelier das Irmãs Flores, que fazem figurado de Estremoz.
O líder do PS pôs esta quinta-feira as mãos na massa e fez um uma pomba da paz em barro num atelier dos tradicionais bonecos de Estremoz, onde também recebeu uma outra peça que espera que inspire a "Primavera do PS".
O dia de campanha para as autárquicas da caravana começou em Estremoz, distrito de Évora, no meio do barro e das tintas, com uma visita à loja e atelier das Irmãs Flores, que fazem figurado de Estremoz, uma arte secular reconhecida em 2017 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Carneiro entrou na oficina, que também funciona como loja, e foi recebido por Perpétua, que tem tanto tempo de trabalho nesta arte como o líder do PS tem de vida, 53 anos, que deu logo indicações ao líder do PS: "pode-se sentar ali e começar a trabalhar".
Avisando que não vinha equipado, o socialista seguiu as orientações, ainda tentou negociar pintar, mas Perpétua foi dizendo que era mais difícil e decidiu que seria melhor dar-lhe "um bocadinho de barro".
Sujando as mãos e ficando com elas da cor do barro, Carneiro foi seguindo os passos que lhe eram ensinados por quem sabia: "faz uma bola", "isso, assim", "puxa um bocadinho do barro para cima", "no fim fica artista".
"É uma pomba. A pomba da paz. Estamos a ser atacados pelos falcões da paz, nada como levantar a pomba da paz", exclamou o líder do PS, visivelmente satisfeito, recebendo uma salva de palmas dos presentes e a confirmação de que tinha feito bem o seu trabalho: "temos barrista".
Trabalho concluído e peça entregue à comitiva para que fosse levada em segurança, Carneiro recebeu uma prenda do anfitrião socialista, que quis oferecer uma das mais emblemáticas peças, "A primavera de Estremoz".
"Que seja também uma primavera para o PS", desejou o secretário-geral do PS.
José Luís Carneiro, ainda na bancada, tinha gostado da Senhora das Misericórdias, considerando que era bom para proteger os candidatos autárquicos do PS, tendo Perpétua explicado que era uma santa "para ajudar os pobres".
Com a pequena oficina cheia de repórteres de imagem, fotojornalistas e jornalistas, a dada altura ouviu-se o baralho de alguma coisa a partir, tendo resultado nuns cacos no chão.
"O papa Francisco quando veio a Portugal recebeu três peças nossas. Uma oferecida pelo Governo, uma por nós e outra pela Câmara de Lisboa", contava nessa altura a artesã.
O líder do PS fez questão de enaltecer esta arte e defendeu que "isto mostra como os produtos dos territórios podem ser atividades importantes", sendo uma oportunidade de vida para as mais jovens gerações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt