Costa decide quebra do segredo de Estado
Tribunal envia pedido no âmbito do processo das secretas.
O tribunal que está a julgar o processo das secretas já pediu ao primeiro-ministro, António Costa, o levantamento do segredo de Estado sobre várias matérias que dizem respeito ao serviço de informações português. Esta é a primeira vez que o colectivo de juízes, liderado por Rosa Brandão, pede a identificação de uma fonte e operação das secretas e a cópia do manual de procedimentos dos espiões.
O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, que é principal arguido do processo, está acusado dos crimes de corrupção, violação do segredo do Estado, abuso de poder e acesso a dados pessoais. Segundo a defesa de Silva Carvalho e dos restantes ex-espiões não está em causa a "devassa os serviços de informações". No entanto, o documento, "essencial para a defesa dos ex-espiões, é ainda "insuficiente".
De acordo com a carta, a que o CM teve acesso, os elementos pedidos "podem, com efeito, revestir-se de relevância fundamental para o exercício do direito de defesa dos arguidos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt