page view

Aeronaves norte-americanas com destino a Israel escalaram nos Açores e Governo quer apurar responsabilidades

Ministério dos Negócios Estrangeiros fala em "falha de procedimento".

02 de outubro de 2025 às 18:27

Três aeronaves norte-americanas fizeram uma escala na base açoriana das Lajes com destino a Israel, sem comunicação prévia ao chefe da diplomacia portuguesa, uma "falha de procedimento", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que quer apurar responsabilidades.

Em comunicado, o MNE realça que "a escala e sobrevoo de três aeronaves americanas para entrega a Israel", ocorrida em 22 de abril, não significa que "tenha sido estritamente violado o compromisso assumido pelo Ministério ou pelo Governo nesta matéria", referindo-se ao embargo à venda de armas e passagem pelo território nacional de material militar para Israel, determinado pelo executivo de Luís Montenegro.

O esclarecimento surgiu depois de ter sido noticiada, pelo El País, a passagem de aviões israelitas na base açoriana, não tendo o Governo português conhecimento de tais movimentações. "Não tendo nem o Ministro nem o seu Gabinete qualquer conhecimento ou informação sobre tais sobrevoos, como seria suposto atenta a natureza do tema, o Ministro determinou imediatamente uma averiguação para saber se tais sobrevoos tinham ocorrido e por que razão não tinham chegado ao seu conhecimento", refere a nota de esclarecimento.

O gabinete do Ministério veio esclarecer que "houve comunicação e autorização tática" para a escala e sobrevoo das três aeronaves americanas, mas que "a comunicação deveria ter sido reportada ao gabinete do Ministro antes de esgotado o prazo de autorização", refere o comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8