page view

Marcelo sobre Costa: "Não quer isto dizer que seja a última vez que nos encontramos nestas encruzilhadas do serviço de Portugal"

Última reunião do Conselho de Ministros de António Costa decorreu nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos. 

25 de março de 2024 às 14:14

Decorreu esta segunda-feira a última reunião do Conselho de Ministros nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos. 

António Costa começou a conferência de imprensa a agradecer a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. "Trata-se, mais do que um gesto de cortesia, de enfatizar a importância da cooperação e solidariedade institucional entre o Governo e outros órgãos de soberania. Quero agradecer estes oito anos de cooperação e solidariedade institucional".

"Dificilmente será possível encontrar outro período em que a relação entre o Governo e a Presidência tenha seguido de forma tão fluida, cooperativa e solidária", concluiu.

O primeiro-ministro demissionário disse ainda que foram provados na generalidade três diplomas "indispensáveis", dois relativos à orgânica da administração pública, e uma proposta de lei de incentivo aos mercados capitais.

Marcelo Rebelo de Sousa começou o discurso também a agradecer pelos os oito anos de Governo de António Costa. O Presidente da República acrescentou que Portugal tem um sistema de equilíbrio muito difícil. 

"Não é um sistema fácil. Exige solidariedade institucional", asseverou. Ao referir-se à pandemia que atravessou o País, Marcelo Rebelo de Sousa disse que se transmitiu em "solidariedade nacional". 

"Todos os dias há problemas que supõem o diálogo entre PR e PM", garantiu.

"Agradeço enquanto Presidente da República aqueles que serviram este Governo. O mundo não acaba hoje, a vida não acaba hoje. Não há razão nenhuma para não nos encontrarmos noutras encruzilhadas do serviço de Portugal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa ao referir-se a António Costa. 

Esta semana terá início oficial a 16.ª legislatura, com a tomada de posse dos 230 deputados eleitos nas legislativas de dia 10 de março. A primeira reunião plenária é terça-feira, onde será escolhido o novo presidente da Assembleia da República.

No dia 28 de março Luís Montenegro vai apresentar o seu Governo e no dia 2 de abril tomará posse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8