Sub-categorias

Notícia

António Costa perde pontos para Rui Rio

PS cada vez mais longe da maioria absoluta precisa da esquerda para formar Governo.
Por Salomé Pinto|13.05.18
António Costa perde em toda a linha e Rui Rio regista a maior subida nas intenções de voto. De acordo com o barómetro CM/Aximage, o PS está cada vez mais longe da maioria absoluta e precisa mais do que nunca do apoio da esquerda para ser Governo.
António Costa ou Rui Rio?

Se as eleições legislativas fossem hoje o PS obteria 37,7% das intenções de voto, menos 0,3 pontos percentuais do que em abril e uma queda significativa de 6,7 pontos em relação a julho do ano passado, quando o partido obteve o valor mais elevado desde que chegou ao Governo (44%). Já o PSD regista a maior subida do último ano, passando de 24,5% em maio de 2017 para 27,6% este mês. São votos que saem do partido de António Costa para engrossar o apoio a Rui Rio.

O Bloco de Esquerda mantém-se como a terceira força partidária com mais votos ao reunir 10% das intenções de voto, à frente do PCP com 7,7%. Já o CDS de Assunção Cristas, que no mês passado registou uma subida considerável para os 7%, cai agora para os 6,7%.

Acompanhando a rota descendente dos socialistas, o Governo de Costa cai também nas expectativas dos inquiridos, com o primeiro-ministro a obter uma avaliação pior (12,6 valores numa escala de 0 a 20) do que em abril (13,7 valores). Já o antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, sobe ligeiramente de 10,4 para 11 valores.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!