page view

Catarina Martins quer fomentar debates de futuro em campanha "sem meios"

Candidata vai percorrer oito dos 18 distritos durante as duas semanas de campanha.

31 de dezembro de 2025 às 14:30

Numa campanha "praticamente sem meios", a candidata presidencial Catarina Martins vai percorrer oito dos 18 distritos durante as duas semanas de campanha, que quer aproveitar para falar sobre os problemas das pessoas e lançar sementes para debates de futuro.

Será uma "campanha muito diferente, praticamente sem meios", antecipou Catarina Martins, durante uma conversa com jornalistas sobre a campanha para as eleições presidenciais de 18 de janeiro, que arranca oficialmente no domingo.

Durante as duas semanas que antecedem o ato eleitoral, a candidata vai percorrer oito dos 18 distritos portugueses e começa na região Norte, com uma visita à 'Invicta'.

Além do distrito do Porto, onde estará quatro vezes, Catarina Martins vai passar também por Aveiro, Santarém, Viseu, Coimbra, Setúbal, Braga e Lisboa -- o distrito com maior número de ações planeadas.

Com um orçamento "muito reduzido" -- o orçamento entregue ao Tribunal Constitucional é de 50.450 mil euros, em linha com a subvenção que espera alcançar, mas a direção de campanha prevê gastar abaixo desse valor -- Catarina Martins disse que será uma campanha diferente, à base do contacto com a população.

O objetivo é discutir a vida das pessoas, os problemas que afetam os portugueses, mas também o futuro e, para isso, a candidata organiza três laboratórios de discussão, que descreveu como uma espécie de `Presidências Abertas´.

A discussão será centrada no futuro, e nas questões digitais em particular, no ambiente, e na felicidade, com o desafio de "construir cidades para as pessoas" em cima da mesa.

Por outro lado, Catarina Martins tem também planeadas visitas a associações que considera representarem bons exemplos, como a SOS Animal, em Lisboa.

"A lógica é a de reinventar Portugal e fomentar debates de futuro", explicou fonte da campanha.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026 com 11 candidatos, um número recorde.

Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.

A campanha eleitoral decorre de 04 a 16 de janeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8