page view

Cavaco Silva: "CPLP tem de descer à rua"

O Presidente da República defendeu esta segunda-feira que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve abrir-se "mais ao contributo dos seus cidadãos" e que cada país membro deve prestar "atenção acrescida" à evolução da sua sociedade civil.

06 de fevereiro de 2012 às 11:10

 "A CPLP tem de descer à rua e de se abrir mais ao contributo dos seus cidadãos, começando, desde logo, pelos mais jovens, para que estes a sintam como algo que lhes pertence, com que se identificam, como uma real mais valia nas suas vidas", afirmou Cavaco Silva.

O chefe de Estado discursava durante a cerimónia de inauguração da nova sede da CPLP, o Palácio do Conde de Penafiel, na baixa lisboeta.

A nova sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi inaugurada esta segunda-feira, às 10h30, pelo Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, e pelo vice-presidente de Angola, Fernando Piedade dos Santos, que descerraram a placa e cortaram a fita inaugural.

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de ex-Presidentes como Jorge Sampaio, Joaquim Chissano ou Pedro Pires, e a sede passa a ser no Palácio Conde de Penafiel, situado numa encosta do Castelo de São Jorge.

O acto, que se insere na semana comemorativa dos 15 anos da instituição -- criada a 17 de Julho de 1996 -- incluirá uma sessão solene, em que usarão da palavra o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e o vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó), país que detém a presidência da comunidade.

Para a parte da tarde está prevista, já na nova sede, um conselho de ministros extraordinário com os chefes da diplomacia dos "Oito" que, segundo fonte da organização, tem como temas a debater a segurança alimentar, cooperação económica, situação na Guiné-Bissau e a questão da adesão da Guiné Equatorial à CPLP.

Na terça-feira e ainda no âmbito desta semana comemorativa, decorre num hotel da capital um colóquio subordinado ao tema "CPLP - Uma Oportunidade Histórica" que será aberto por Simões Pereira e encerrado por Fernando Dias dos Santos.

No debate, moderado por Jaime Gama, ex-presidente da Assembleia da República portuguesa, participam os ex-chefes de Estado Joaquim Chissano, Jorge Sampaio, Mário Soares e Pedro Pires.

A semana encerra com um jantar de gala no Casino do Estoril, com animação musical de artistas da CPLP e a entrega de prémios e placas comemorativas dos 15 anos da Instituição.

À margem da semana comemorativa, decorre na terça e quarta-feira, na nova sede da CPLP, a XXIV reunião ordinária de pontos focais de cooperação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8