page view

Congresso do PS após presidenciais

Costa inclinado a pedir liberdade de voto na corrida a Belém.

07 de outubro de 2015 às 08:35

António Costa tem condições para continuar a liderar o PS?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

António Costa tem condições para continuar a liderar o PS?

O secretário-geral do PS, António Costa, enfrentou ontem o primeiro teste após as legislativas, com pedidos de demissão por parte de António Galamba, ex-dirigente da equipa de António José Seguro, e com o desafio para a realização de primárias, lançado por Álvaro Beleza – que não esclareceu se concorre a líder.

A direção do PS levou para a comissão política um pedido de congresso, após as presidenciais, e liberdade de voto no partido para escolher o sucessor de Cavaco Silva, em 2016.

Ao que apurou o CM, do lado dos ‘seguristas’ a estratégia de ataque a Costa teve como objetivo garantir a viabilização do Orçamento e do programa de Governo da coligação.

Vigilante, Francisco Assis, eurodeputado, colocou-se para já fora da corrida à liderança, mas deixou um guião: "O País não compreenderia nem um PS subjugado à chantagem parlamentar da direita, nem um PS insensível às legítimas preocupações de estabilidade política."

Já João Soares, deputado do PS, transmitiu a Costa que o partido deve procurar acordos com o PCP e o BE, posição contrária à do histórico Vera Jardim.

Da direção de Costa, João Galamba foi sensível aos apelos à estabilidade no PS e escreveu no Facebook: "O novo quadro parlamentar exige grande sentido de responsabilidade." À entrada para o encontro, a maioria dos elementos da comissão não quis abrir, para já, uma guerra interna pela sucessão, mas prometia-se tensão nos discursos que decorriam à hora de fecho desta edição.

A liberdade de voto nas presidenciais não altera a estratégia da ex-presidente do PS, Maria de Belém, que é candidata.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8