page view

Gestores do Estado querem rever prémios na TAP

Ministro e administradores não executivos avaliam margem de manobra do Estado.

08 de junho de 2019 às 10:51

A reunião entre o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e os seis administradores não executivos nomeados pelo Estado para a TAP terminou sem grandes avanços. Segundo apurou o CM, os gestores não executivos da companhia aérea avaliaram os diferentes cenários em que o Estado pode atuar face ao acordo parassocial assinado com a Gateway, nomeadamente a revisão do modelo de atribuição de prémios na companhia.

"É um tema que não fica resolvido num dia", disse ao CM uma fonte conhecedora do processo, explicando que o encontro dos gestores nomeados com o ministro Pedro Nuno Santos serviu sobretudo para "preparar os próximos passos".

Em comunicado a que o CM teve acesso, os administradores não executivos assumiram que "consideram importante rever e corrigir o modelo de atribuição de remuneração variável/prémios de desempenho" e que os bónus devem passar "pelo conhecimento prévio do conselho de administração da TAP".

A margem de manobra do Executivo é reduzida: apesar de ter 50% do capital da TAP, no acordo parassocial assinado o Estado abdicou da gestão, cabendo-lhe sobretudo emitir recomendações à companhia.

PORMENORES

Os seis nomeados

Foram indicados pelo Estado para a administração da TAP o ex-secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade; o advogado Lacerda Machado; a ex--presidente da SAG Esmeralda Dourado; o ex-CEO da SATA Gomes de Menezes; e a ex-presidente da Fundação Serralves Ana Pinho, além do chairman.

Voto de qualidade

Miguel Frasquilho, escolhido pelo Estado para presidir à administração da TAP, tem voto de qualidade. Os privados indicaram para a administração Antonoaldo Neves (CEO), Raffael Quintas (CFO) e David Pedrosa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8