page view

Governo apresenta queixa-crime contra adjunto de Galamba que foi exonerado

Frederico Pinheiro levou para casa dois computadores do Estado, um deles com informação classificada.

28 de abril de 2023 às 16:13

O Governo apresentou uma queixa-crime contra Frederico Pinheiro, o adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas que foi exonerado na quarta-feira por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades", avança a CNN Portugal.

Segundo a CNN Portugal, após ter sido demitido de adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro levou para casa dois computadores do Estado, um deles com informação classificada. A Polícia Judiciária fez buscas e já recuperou os computadores, tendo-os devolvido ao Ministério das Infraestruturas.

Frederico Pinheiro é visado na troca de informações divulgada na comunicação social, na quinta-feira, sobre a polémica na TAP.

Numa resposta enviada à Lusa, o gabinete de João Galamba esclareceu que Frederico Pinheiro foi exonerado a 23 de abril e que "conforme descrito no despacho a publicar em Diário da República, o adjunto em causa adotou 'comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício das suas funções num gabinete ministerial'".

O ministério acrescenta que, segundo a lei, "os membros de gabinetes ministeriais são 'livremente designados e exonerados por despacho do membro do Governo', sendo estas decisões posteriormente publicadas em Diário da República".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8