page view

João nos braços da avó Manuela

Manuela Ferreira Leite acabou por fechar a sua campanha à liderança do PSD mais cedo. A antiga ministra foi ontem avó de um menino, em vésperas das eleições directas. E, se a data terá um significado especial para a candidata, o encerramento da campanha acabou por ficar marcado pelas palavras do presidente do partido demissionário. Luís Filipe Menezes pediu aos militantes para que não regressem ao "pior dos passados". O também autarca defendeu que o passado é a escolha de um líder que retira poder às bases, virando-se para as "pseudo-elites" e para o bloco central. Em nenhum momento mencionou nomes, mas Ferreira Leite encaixa no perfil do visado por Menezes.<br/><br/>

31 de maio de 2008 às 00:30

A candidata, por seu turno, partiu ontem para Londres, logo pela manhã, para conhecer o seu quarto neto, o primeiro rapaz (a candidata tem três netas), de nome João, da filha Ana. Mas hoje estará de regresso a Lisboa.

Quem não cabia em si de contente era Dias Ferreira, irmão de Manuela Ferreira Leite, membro do Conselho Leonino. 'É uma dupla satisfação. Não tenho netos e é o primeiro sobrinho-neto', afirmou ao CM, puxando pela sua preferência clubística, desejando que o menino seja sportinguista.

Hoje é dia de eleições no PSD, perto de 80 mil militantes estão aptos a votar e, apesar das sondagens internas das candidaturas, ninguém arrisca apontar um vencedor.

PASSOS COM TEIXEIRA PINTO

No último dia de campanha, o candidato à presidência do PSD Pedro Passos Coelho esteve ontem na reabertura da livraria Guimarães a convite de Paulo Teixeira Pinto e destacou que o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, lhe deram razão sobre os combustíveis e espera, agora, que o Governo baixe o ISP.

Antes, estivera no Cadaval, onde concordou com as afirmações do Presidente da República e defendeu a tomada de medidas 'selectivas' para ajudar os sectores mais expostos às flutuações dos preços dos combustíveis, no último dia de campanha. 

SANTANA LOPES PROMETE BAIXAR A TAXA DE IVA

O candidato à liderança do PSD Santana Lopes reafirmou ontem que, se for eleito líder do PSD e ganhar as Legislativas de 2009, baixará o IVA para corrigir a diferença de taxa entre Portugal e Espanha.

'É um cavalo de batalha meu e é aquilo por que continuarei a lutar como líder do partido e, se as coisas não se alterarem até lá, aquilo que fareiseganharaseleiçõesem 2009', afirmou o candidato em declarações à Lusa no final de um almoço com militantes ontem realizado na Guarda. Justificou que defendeareduçãodoIVA,porque considera 'uma irracionalidade a situação actual de diferença da taxa deimpostotãoacentuadaentre Portugal e Espanha', que atinge os cinco pontos percentuais.

NOVO LÍDER NÃO TERÁ MAIORIA ABSOLUTA

O líder demissionário do PSD, Luís Filipe Menezes, convocou ontem os jornalistas no Porto para dizer de sua justiça sobre a campanha interna do partido. Sem divulgar em quem vota hoje, o autarca de Gaia explicou que ninguém teve 'vaga de fundo' e que o futuro presidente social-democrata não conseguirá ter maioria absoluta. Ou seja, nenhum dos quatro candidatos garantiu a base de apoio que o ainda presidente laranja teve em 2007. Pediu 'a votação em massa' e apelou aos militantes de Lisboa para não darem o voto aos que defendem o centralismo. 

SAIBA MAIS

REFILIAÇÃO

No conselho de Jurisdição estavam ontem em cima da mesa dois registos de tentativa de refiliação para analisar.

18h30

O conselho de Jurisdição prevê hoje a divulgação dos resultados das directas às 18h30. Isto se não for uma eleição renhida. A votação será entre as 10h00 e as 17h00.

400 MIL

Desde que foram anunciadas as directas pagaram quotas cerca 30 mil militantes, o que significa um lucro de cerca de 400 mil euros a uma média de 12 euros por pessoa. Já tinham quotas em dia cerca de 40 mil, ou seja, cerca de 300 mil em caixa. A soma dos dois valores ronda os 700 mil euros, a distribuir pelas secções.

APOIOS

Fernando Seara apoia Manuela Ferreira Leite. Azevedo Soares está com Passos Coelho.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8