page view

Líder do PS alerta para riscos de populismo no congresso de socialistas europeus

Líder socialista sublinhou que a polarização social e política, bem como a "atomização das sociedades", ameaçam a confiança nas instituições democráticas.

18 de outubro de 2025 às 18:52

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, alertou este sábado, em Amesterdão, para o "risco crescente" do populismo e da demagogia na Europa, defendendo que os partidos sociais-democratas devem responder com "soluções concretas".

"Os valores da social-democracia na Europa enfrentam um dos desafios mais importantes da sua história", disse José Luís Carneiro, no discurso que proferiu no Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que decorre entre sexta-feira e hoje em Amesterdão.

O líder socialista português sublinhou que a polarização social e política, bem como a "atomização das sociedades", ameaçam os fundamentos da confiança nas instituições democráticas, e que este fenómeno "já não é apenas nacional", mas "global, organizado e com métodos e meios de ação coordenados".

Para o secretário-geral do PS, o "melhor antídoto" passa pela continuação do trabalho comum entre os partidos socialistas europeus, com propostas políticas centradas na paz, no desenvolvimento e numa economia "baseada no conhecimento, sustentável e inclusiva".

"Devemos ter soluções concretas e comuns para resolver os problemas das pessoas e ser capazes de trazer esperança e melhores perspetivas à vida dos nossos cidadãos. Só assim é possível travar populismos e extremismos", defendeu Carneiro.

Entre as prioridades destacadas pelo líder do PS estiveram a habitação, o emprego, a saúde, os transportes e mobilidade, a qualidade do espaço público e a participação dos cidadãos.

Carneiro referiu ainda a importância da defesa do multilateralismo, das relações transatlânticas e da cooperação com África e a América Latina, citando o antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors para sublinhar a visão europeísta que deve guiar a ação dos socialistas.

Esta estratégia deve favorecer a "competição que estimula, a cooperação que fortalece e a solidariedade que une", salientou.

À marge do congresso, José Luís Carneiro encontrou-se ainda em reuniões bilaterais com o primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, e com o líder do SPD alemão, Lars Klingbeil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8