page view

Mais de 60 condecorados com a Ordem da Liberdade instam Presidente da República a reconhecer Estado da Palestina

Grupo de galardoados exigiram que Marcelo "assuma uma posição inequívoca de condenação da política do Estado de Israel em relação à Palestina".

17 de junho de 2025 às 00:21

Um grupo de 64 membros condecorados com a Ordem da Liberdade, entre os quais Vasco Lourenço e Pacheco Pereira, instaram esta segunda-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a apoiar o reconhecimento de Portugal do Estado da Palestina.

Num comunicado, o grupo de galardoados com a distinção atribuída a figuras que se destacaram pelas suas ações em prol da liberdade, exige ao Presidente que "assuma uma posição inequívoca de condenação da política do Estado de Israel em relação à Palestina e de apoio ao reconhecimento imediato por Portugal do Estado da Palestina".

Na nota enviada à agência Lusa com o título "NÃO PODEMOS FICAR CALADOS", assinada por figuras como o militar de Abril Vasco Lourenço, presidente da direção da Associação 25 de Abril, e pelo antigo jornalista, José Rebelo, o grupo condena "as operações militares e policiais desencadeadas em Gaza e na Cisjordânia pelas autoridades israelitas, provocando a destruição generalizada do território, milhares de mortos, de feridos e de presos políticos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8