Presidente do PSD disse que "gostaria que o primeiro-ministro estivesse mais motivado e mobilizado, porque ele teve eleições este ano".
O presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou este sábado o primeiro-ministro de estar "impotente" para fazer mais pelo país e de estar de "braços caídos" perante a Europa que serve de "desculpa esfarrapada" para apresentar aos portugueses.
"Creio que o senhor primeiro-ministro está de braços caídos. É um primeiro-ministro que diz que não pode ir mais além que aquilo do que foi, então já tem muito pouco para dar ao país", considerou Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas, em Mangualde, Viseu.
O presidente do PSD disse que "gostaria que o primeiro-ministro estivesse mais motivado e mobilizado, porque ele teve eleições este ano" e que "era expectável que pudesse cumprir com a expectativa e a confiança que os eleitores lhe depositaram quando deram o resultado eleitoral que deram".
Aos jornalistas, em Mangualde, onde cumpriu o sexto dia do programa "Sentir Portugal", considerou que, se António Costa, cinco meses depois de tomar posse "está de braços caídos e impotente para fazer mais e assume isso, de facto, já tem muito pouco para oferecer ao país".
"Pela Europa fora todos os países, praticamente todos, para ser mais rigoroso, baixaram as taxas de IVA sobre a eletricidade, sobre o gás, sobre os combustíveis", acrescentou Luís Montenegro.
Neste sentido, deu Espanha como exemplo, e disse que "basta passar a fronteira e verificar as decisões do Governo espanhol, que por sinal até é socialista, portanto, essa desculpa esfarrapada do primeiro-ministro não colhe, nem cola".
"Temos um Governo que não tem ambição e temos um primeiro-ministro de braços caídos. Lamento profundamente que Portugal esteja hoje com esta passividade governamental, com este quase impasse, esta incapacidade de decidir", lamentou.
E, acrescentou, "[a incapacidade] de estar à frente dos acontecimentos, de poder antecipar problemas e soluções também para que as pessoas, as famílias e empresas não vivam tantos dramas como os que têm vivido nos últimos dias".
Luís Montenegro lembrou os "tantos anos" que António Costa "se afirmava como um dos motores da mudança e das transformações da Europa" e "ía para a Europa com aquela voz forte de quem chegava e mudava".
"E agora, coitadinho, olha para a Europa e diz: eu não posso fazer mais porque a Europa não me deixa. E diz isto aos portugueses? Sinceramente é muito poucochinho para um primeiro-ministro e para um Governo", apontou.
O líder social-democrata foi ainda questionado pelos jornalistas sobre se as "Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial",a que o primeiro-ministro hoje assinou têm um "efeito trampolim" para a economia, como defendeu este sábado António Costa.
"Mais um trampolim? Mais uma promessa? Foi por PowerPoint? Eu não vi. Deve ter sido se calhar também. Não é isso que os portugueses querem. Os portugueses querem transformação", reagiu.
O líder do PSD defendeu que "as agendas mobilizadoras são motor de transformação, mas [os portugueses] querem que isso seja executado, não querem proclamações, não querem anúncios".
"Estamos perante um Governo que gosta muito de anunciar, que gosta muito de fazer pompa e circunstância, gosta muito de exibir", acusou e, apesar de reconhecer que "as linhas de crédito são importantes", defendeu que "são, sobretudo, linhas de crédito" e "não são apoios diretos que o Governo oferece às empresas".
Após cinco meses de mandato, reforçou, "há já tanta desesperança no país seguramente, mas sobretudo dentro do Governo e dentro da sua chefia" o que, no seu entender, dá a Luís Montenegro "ainda mais força" e "ainda mais convicção" para o PSD "ser a alternativa política para governar" o país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.