page view
 André Ventura, Líder do Chega
07 de novembro de 2023 às 11:01

"Senhor primeiro-ministro demita-se": André Ventura reage às buscas em São Bento

O Ministério Público está a realizar buscas, esta terça-feira, em diferentes ministérios, na residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, na casa do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e na casa do ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos.Os partidos reagem à situação.

Entre os detidos está o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o "melhor amigo de António Costa", Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas e ainda dois executivos de empresas.

Em causa estará o processo que investiga os negócios do hidrogénio e de exploração de lítio, em Montalegre. 

Os partidos reagem à situação.

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 11h12

PCP quer ver "concluídos os apuramentos" da investigação sobre lítio

O PCP quer ver "concluídos os apuramentos" da investigação sobre lítio que levou a buscas em vários ministérios e ao chefe de gabinete do primeiro-ministro e depois "retiradas as devidas consequências das conclusões".

"Sobre as notícias de buscas relacionadas com o processo dos negócios do lítio e hidrogénio, envolvendo o Governo, o PCP considera que devem ser concluídos os apuramentos e retiradas as devidas consequências das conclusões a que se chegar", lê-se numa nota do PCP.

A assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou esta terça-feira a realização de buscas pela PSP no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.

Paula Santos, líder do PCP, diz que o que é urgente "é que se faça o devido apuramento da investigação e retiradas as devidas consequências".

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 11h25

Primeiro-ministro "não tem condições para continuar a exercer funções", defende Iniciativa Liberal

O Primeiro-ministro "não tem condições para continuar a exercer funções", defende Iniciativa Liberal.

O líder do Partido, Rui Rocha, refere que as instituições democráticas têm que funcionar bem e não podem ter à sua volta este círculo íntimo de pessoas.

Refere, ainda, que não sabe qual é o padrão ético do primeiro-ministro, António Costa, mas que a situação  "é inaceitável, não podemos ter um país assente na corrupção". António Costa tem que por "as mãos na consciência", considerando que o país está "envolvido em podridão", acrescenta.

"Pelo menos três pessoas do círculo íntimo do primeiro-ministro foram detidas no âmbito de um processo que investiga suspeitas de corrupção", salienta. "Nós não podemos ter um primeiro-ministro em funções com o seu círculo íntimo detido ou arguido", defendeu.

Caso o primeiro-ministro não apresente a sua demissão, Rui Rocha pediu que o Presidente da República "ponha ordem na casa" e dissolva o parlamento, defendendo que "as instituições democráticas e políticas têm de funcionar".

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 12h16

"Que a justiça seja célebre e cumpra o seu caminho", refere o Bloco de Esquerda

O BE apelou para que a Justiça seja célere, "doa a quem doer", após buscas realizadas hoje em vários ministérios e ao chefe de gabinete do primeiro-ministro.

"Que a justiça seja célebre e cumpra o seu caminho", refere o Bloco de Esquerda em declarações sobre as buscas feitas aos membros do governo.

O Bloco de Esquerda exige que as responsabilidades sejam apuradas "apure-se o que se deva apurar,investigue-se o que houver a investigar, e indique-se as responsabilidades que houver a indicar. A Justiça deve ser célere, rápida, justa, doa a quem doer, sem poupar ninguém que tenha responsabilidades que deva responder por elas".

Refere, ainda, que há investigações em curso que são secretas e "nós não conhecemos o conteúdo".

Acrescenta que "não há ninguém que tenha o poder tal acima da justiça, esperemos, por isso, que seja rápida a justiça para termos as devidas conclusões sobre o caso".

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 12h34

"Primeiro-Ministro deve falar ao país com a maior brevidade possivel", afirma o Livre

O líder do Partido Livre, Rui Tavares, refere que o primeiro-ministro deve falar ao país com "a maior brevidade possível", pois é um assunto de "imensa importância". 

Refere que "não nos compete falar sobre indícios de suspeitas e antecipar juízos que sirvam para difamar ainda mais a situação", mas que é importante tirar conclusões para poderem "fazer os seus próprios juízos políticos", acrescenta.

"Nós temos que servir de sociedade vigilante", afirma Rui Tavares. 

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 12h39

"João Galamba já há muito que não devia estar em funções", declara a líder do PAN

Inês de Sousa Real, líder do PAN, referiu que o partido defende a "presunção da inocência das pessoas", mas que "João Galamba já há muito que não devia estar em funções". 

"O primeiro-ministro já não o devia ter permitido aquando da atrapalhada da TAP", refere.

Terça-feira, 07 de novembro de 2023 às 12h58

"Senhor primeiro-ministro demita-se": André Ventura reage às buscas em São Bento

André Ventura, líder do Chega, reage às buscas em São Bento e afirma "Senhor primeiro-ministro demita-se".

O líder do partido refere que António Costa decidiu manter João Galamba em funções e que esse "era um aspeto dispensável". Acrescenta que é a primeira vez na história da democracia portuguesa que um chefe da democracia é detido, e que desta vez, "é o nome do primeiro-ministro que está envolvido".

André Ventura, apela também ao primeiro-ministro, que é a imagem de Portugal perante os cidadãos que está em causa e pede "que seja ele próprio a demitir-se, pois é de evitar que o país continue nesta situação".

"Temos direito à presunção de inocência, mas temos que dar explicações e o primeiro-ministro nunca o fez", acrescenta 

Diz, ainda, que nunca "num país democrático se abriria um inquérito se não houvesses suspeitas concretas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8