page view

"Políticas fortes de natalidade"

Marcelo quer plano de emergência infantil.

02 de janeiro de 2016 às 17:48

Os candidatos presidenciais arrancaram 2016 em pré-campanha e, no primeiro dia do ano, centraram o discurso no reforço das políticas direcionadas à natalidade e às crianças.

À esquerda, o ex-reitor Sampaio da Nóvoa visitou a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, e defendeu "políticas de natalidade fortes, que passem por um país onde seja possível viver e construir projetos de vida" "Há 40 anos nasciam mais de 180 mil crianças em Portugal. Hoje nascem pouco mais de 80 mil. Sem crianças, sem pessoas, não há país, não há futuro", disse Sampaio da Nóvoa. Enquanto percorria os corredores da maternidade, o candidato confidenciou que a visão de tantos bebés lhe dava saudade. No entender de Sampaio da Nóvoa, as crises de natalidade acontecem, mas podem ser antecipadas. "E quando articulamos a crise de natalidade com o fenómeno da emigração que se passou nos últimos anos, temos um problema grave para resolver em Portugal", frisou.

À direita, Marcelo Rebelo de Sousa também dedicou o dia às criança, numa visita ao Refúgio Aboim Ascensão, uma instituição de acolhimento de jovens em risco, no Algarve. O ex-líder do PSD considerou que Portugal precisa de medidas que deem prioridade às crianças, "bem como um plano de emergência infantil". "Todos sabemos que as situações de emergência aumentaram com a crise, e que a crise fez virar uma página no País, por isso são necessárias medidas de apoio à criança", sublinhou o candidato.

Marcelo voltou ainda ao tema dos debates televisivos, mostrando-se disponível para debater com cada um dos restantes candidatos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8