page view

Portugal pede apoio europeu para Defesa

Portugal manifestou interesse em recorrer ao programa europeu de 150 mil milhões de euros em empréstimos.

24 de junho de 2025 às 01:30

Os 32 aliados da NATO reúnem-se esta terça e quarta-feira na cimeira da NATO, em Haia, sob a urgência de gastar mais em defesa. Portugal e nove outros países da União Europeia (Polónia, França, Lituânia, Estónia, Roménia, Bulgária, Eslováquia, Grécia e Letónia) já manifestaram à Comissão Europeia interesse em recorrer ao programa europeu de 150 mil milhões de euros em empréstimos a condições favoráveis para reforço da defesa.

No entanto, ainda não houve uma formalização, uma vez que o prazo para tal acontecer é final de julho, e ainda não existem envelopes de alocação.

O ministro das Finanças admitiu que o Governo poderia recorrer ao programa e defendeu aquisições conjuntas na UE, nomeadamente para venda de um avião militar produzido em Portugal. “É possível que se recorra ao SAFE, embora as condições de financiamento do SAFE, neste momento, não sejam particularmente mais favoráveis do que as condições de financiamento da República [portuguesa], mas estamos a analisar todas as alternativas”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento à Lusa.

O governante disse ainda que o Ministério da Defesa está a estabelecer protocolos com outros países para que possam adquirir o avião que é produzido maioritariamente em Portugal. Trata-se do KC-390, um avião bimotor, de transporte militar, produzido com componentes feitas em Évora e da empresa brasileira Embraer.

Pormenores

Mais de metade da despesa de Portugal na área da Defesa destina-se a encargos com pessoal, seguida de equipamentos, investimento que terá que aumentar em cerca de 1.300 milhões de euros este ano para atingir a meta dos 2%.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considera que um investimento de 5% na defesa é um objetivo “incomportável” para o país.Donald Trump critica Espanha dizendo que “sempre pagou muito pouco” como membro da NATO. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8