page view

PRR: Governo autoriza abertura de créditos especiais para agilizar procedimentos

Autorização está dependente de um conjunto de fatores, como que a receita de cada entidade tenha sido efetivamente cobrada.

27 de novembro de 2025 às 16:10

O Governo autorizou, mediante algumas condições, a abertura de créditos especiais, a transição e aplicação de saldos de gerência, financiados por empréstimos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um diploma, esta quinta-feira, publicado.

Esta autorização é dada às entidades da administração central, incluindo as entidades públicas reclassificadas, e segurança social e destina-se a agilizar alguns procedimentos no âmbito do PRR.

O despacho, assinado pelo secretário de Estado do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, determina que esta autorização está dependente de um conjunto de fatores, como que a receita de cada entidade tenha sido efetivamente cobrada.

Por outro lado, é exigido que esteja em cumprimento com a programação financeira aprovada pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários e que os projetos de investimento estejam inscritos nos sistemas orçamentais.

O Governo autorizou também reforços orçamentais da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e da Entidade do Tesouro e Finanças.

O despacho em causa produz efeitos a 06 de junho de 2025.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8