page view

PS quer que reuniões do executivo de Gaia sejam públicas e transmitidas em direto

Reuniões extraordinárias devem ser, para os vereadores socialistas, também elas transmitidas nas redes sociais da autarquia.

08 de janeiro de 2026 às 15:35

Os vereadores do PS na câmara de Gaia querem que as reuniões do executivo camarário passem a ser públicas e transmitidas em direto nas redes sociais da autarquia, segundo um requerimento a que a Lusa teve esta quinta-feira acesso.

Os cinco eleitos pelo PS para o executivo liderado pelo social-democrata Luís Filipe Menezes querem alterar o atual Regimento da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aprovado a 10 de novembro de 2025, que estipula reuniões do executivo quinzenais, na primeira e na terceira terça-feira do mês, sendo que apenas esta última é pública.

O PS quer que o requerimento, no qual constam as suas propostas de alterações ao atual regimento da autarquia, seja incluído na ordem de trabalhos da reunião extraordinária marcada para sexta-feira, "ou, caso não haja acordo, uma vez que o regimento assim o determina, passe a incluir a ordem de trabalhos da próxima reunião ordinária".

"Por se julgar mais conveniente (...), as reuniões ordinárias são quinzenais, públicas, realizam-se nos Paços do Concelho e transmitidas em direto através das redes sociais da Câmara Municipal", lê-se na proposta de alteração ao regimento do PS.

Quanto às reuniões extraordinárias, o PS quer que estas sejam por defeito públicas e não como estipula o atual regulamento que prevê que só sejam públicas quando tal é estipulado na respetiva convocatória.

As reuniões extraordinárias devem ser, para os vereadores socialistas, também elas transmitidas nas redes sociais da autarquia e, segundo se lê no requerimento do PS, "convocadas por iniciativa do presidente ou, após requerimento de, pelo menos, um terço dos respetivos membros".

No atual regimento, as reuniões extraordinárias do executivo só podem ser convocadas pelo presidente da autarquia.

O executivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, é liderado pela coligação PSD/CDS-PP com cinco vereadores, seguidos do PS, também com cinco eleitos e pelo Chega, que elegeu um vereador.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8