Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

PSD: Baptista Leite no lugar de Fernando Nobre

Ricardo Baptista Leite vai substituir Fernando Nobre como deputado na Assembleia da República. Médico no Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, Ricardo Baptista Leite ocupava o 20º lugar da lista da distrital de Lisboa para as eleições legislativas.
5 de Julho de 2011 às 10:45
Fernando Nobre renunciou ao cargo de deputado na Assembleia da República
Fernando Nobre renunciou ao cargo de deputado na Assembleia da República FOTO: Vasco Neves

Ricardo Baptista Leite não quis fazer qualquer comentário sobre a "decisão pessoal" de Fernando Nobre ter renunciado ao seu mandato de deputado pelo PSD.

Segunda-feira, Fernando Nobre abdicou do mandato com "alguma tristeza", mas justificou a decisão por sentir-se mais útil na acção humanitária, numa carta em que elogiou o presidente social-democrata, Pedro Passos Coelho.

Na história da democracia portuguesa, Fernando Nobre, presidente da AMI e candidato nas últimas eleições presidenciais, foi o primeiro candidato a presidente da Assembleia da República a falhar a eleição para esse cargo, entretanto ocupado pela deputada Assunção Esteves.

Em duas votações sucessivas, apesar de contar com o apoio do maior grupo parlamentar – o PSD –, o candidato independente Fernando Nobre não atingiu a fasquia da maioria absoluta de votos (116 em 230) para ser eleito pelos seus pares presidente da Assembleia da República.

Parlamento deputado Fernando Nobre Ricardo Leite
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)