page view

REPRESENTANTES DO PS RESISTEM EM FELGUEIRAS

Os órgãos nacionais e distritais do PS já deram instruções aos deputados municipais para que renunciem aos seus mandatos. O próprio secretário-geral, Ferro Rodrigues, admite instaurar processos disciplinares a Fátima e “a outras pessoas do PS de Felgueiras”. No entanto, os vereadores não têm intenções de se demitirem, repudiam a decisão de expulsar Fátima e acusam o partido de ter marginalizado a concelhia.

19 de maio de 2003 às 01:41

Contactado pelo CM, António Pereira, presidente em exercício da autarquia de Felgueiras (desfiliado do PS), acusa o partido de, em termos políticos, ter marginalizado aquela concelhia socialista. “Nas últimas eleições autárquicas isso foi evidente. Os únicos que apoiaram a Fátima Felgueiras durante a campanha foram Jorge Coelho e Narciso Miranda. Aliás, Narciso participava, com frequência, nas iniciativas socialistas em Felgueiras”, afirmou Pereira.

Fernando Marinho, vereador socialista, garantiu ao CM que os socialistas de Felgueiras pretendem manter-se em funções e que não têm intenção de ceder a qualquer tipo de pressões. Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Albino Ribeiro, não vê razões para a expulsão de Fátima e garante que nem ele, nem os seus colegas têm intenções de ceder às ameaças do partido. “Aliás, estou convencido que a moção de censura do PSD ao executivo camarário também não vai ser aprovada. Os socialistas de Felgueiras foram eleitos pelo povo, por isso não nos vamos demitir. E mais, o partido nunca prestou qualquer auxílio ao PS de Felgueiras, que está no poder desde o 25 de Abril”, afirmou Albi-no Ribeiro, lembrando que foi evidente a falta de apoio a Fátima nas últimas eleições. “Fátima está a ser injustamente empurrada para o abismo”, acrescentou Ribeiro, garantindo que se Fátima voltasse ganhava as eleições e “nem precisava de propaganda”.

A expulsão de Fátima Felgueiras foi decidida pelo secretariado da distrital do PS/Porto, no sábado. O argumento foi que, além de Fátima já não representar o PS, põe em causa todo o património de valores socialista “com os procedimentos que teve nos últimos tempos". Segundo a Lusa, Ferro afirmou ontem, depois de participar no Congresso do Partido Socialista Francês, em Dijon (França), que o PS “tem estatutos em que é possível a sanção" e que "haverá um processo disciplinar que decorrerá" contra a ex-presidente de Câmara. Além disso, o líder socialista admitiu que a acção disciplinar deverá ser estendida "a outras pessoas do PS de Felgueiras".

GNR ENTREGA HOJE RELATÓRIO

O comandante-geral da GNR, tenente-general Mourato Nunes, vai entregar hoje ao ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, um “relatório de pormenor” sobre os incidentes de sexta-feira em Felgueiras, que resultaram em agressões físicas e verbais ao líder do PS/Porto, Francisco Assis.

Face à discrepância das versões sobre a intervenção da GNR – uma vez que o deputado afirma que demorou 20 a 25 minutos e o comando da GNR local garante que foram menos de 15–, o ministro decidiu pedir um relatório de pormenor sobre os acontecimentos.

Depois de analisar as explicações, Figueiredo Lopes avaliará se houve um comportamento operacional correcto por parte da GNR e decidirá a abertura ou não de procedimentos disciplinares. Segundo fonte da GNR, que se baseia nos autos da ocorrência, os efectivos estariam a cerca de 300 metros, do lado oposto ao que se encontrava Francisco Assis e a sua comitiva, tendo de vencer a multidão enfurecida para conseguir prestar auxílio ao líder do PS/Porto.

Figueiredo Lopes quer saber o que é que falhou na actuação da GNR no acompanhamento das movimentações dos apoiantes de Fátima Felgueiras, que estiveram concentrados nessa tarde junto aos Paços do Concelho e numa altura em que existia na cidade um estado de tensão latente contra Francisco Assis.

RAMALHO ENCONTRA-SE COM JÚDICE

O advogado da ex-autarca Fátima Felgueiras no Brasil, Paulo Ramalho, estará quinta-feira em Lisboa para participar num debate na SIC sobre a Justiça em Portugal.

O advogado brasileiro manifestou vontade de se encontrar com o bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, a quem vai dirigir um pedido de visita de cortesia. Em declarações ao Correio da Manhã, o bastonário dos advogados afirmou que “teria todo o gosto em receber Paulo Ramalho”.

O debate na SIC deverá ser moderado, em princípio, por Ricardo Costa e Clara de Sousa e irá para o ar às 23h00. Os participantes ainda não estão decididos, mas foram feitos vários convites a especialistas na área e a pessoas que têm casos na justiça.

O advogado de Fátima Felgueiras vai entregar esta manhã no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o pedido de ‘habeas corpus’ com a confirmação de que sua cliente não poderá ser extraditada.

Paulo Ramalho acredita que o pedido de ‘habeas corpus’ pode ser concedido ainda hoje. Depois disso, o advogado da ex-autarca coloca a possibilidade de Fátima Felgueiras participar em videoconferência com os jornalistas, para que possa falar sobre a sua saída de Portugal e sobre os últimos acontecimentos de Felgueiras, nomeadamente as agressões a Francisco Assis. Uma das maiores preocupações dos jornalistas que estão no Brasil a acompanhar o assunto é saber qual o paradeiro de Fátima Felgueiras. Há quem diga que a viu em paraísos ecológicos ou mesmo em lojas do Rio de Janeiro, mas o certo é que até agora ninguém garante onde é que a ex-autarca se possa encontrar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8