page view

Rui Rocha não clarifica posição da Iniciativa Liberal e diz que tem poucos argumentos para votar moção do PCP

Deputado considerou que Primeiro-ministro "não compreendeu a gravidade da situação".

01 de março de 2025 às 21:07

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, considerou que Luís Montenegro "não compreendeu a gravidade da situação". 

"Temos uma moção de Censura do PCP em cima da mesa", considerou o deputado, assumindo que o partido está a analisar a situação ainda que tenha poucos argumentos para moção do PCP.

A passagem da gestão da empresa em questão aos filhos de Montenegro, "podia evitar questões", contudo, não apaga a mancha que trouxe" a Luís Montenegro. 

"Eu creio que sai daqui um primeiro-ministro fragilizado, que tentou condicionar a Assembleia da República, portanto, passar a responsabilidade para a Assembleia da República, mas foi Luís Montenegro que, ao longo deste processo, se tornou o maior foco de instabilidade no país", sustentou.

Rui Rocha disse também não ter sido "totalmente clara" a posição de Luís Montenegro sobre a apresentação de uma eventual moção de confiança ao Governo e que interpretou que "o Governo apresentaria uma moção de confiança se não houvesse uma discussão na Assembleia da República de uma moção de censura" - entretanto já apresentada pelo PCP.

Em relação à moção de censura anunciada pelo PCP, Rui Rocha disse que o partido vai avaliar os seus fundamentos, mas que "será muito difícil que a IL tenha algum tipo de adesão a argumentos" do partido.

"Poderá concordar com um ou outro diagnóstico, eventualmente poucos, mas as soluções que o PCP poderá apresentar não me parece que, à partida, justifiquem nenhum tipo de adesão por parte da Iniciativa Liberal", afirmou.

O primeiro-ministro anunciou este sábado que a empresa familiar Spinumviva passará a ser "totalmente detida e gerida pelos filhos", deixando a mulher de ser sócia gerente, e irá mudar de sede.

O PCP vai apresentar uma moção de censura ao Governo, anunciou este sábado o secretário-geral comunista, após a comunicação ao país do primeiro-ministro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8