page view

Sebastião Bugalho diz que quer garantia europeia para a 1.ª habitação jovem

Sebastião Bugalho é cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias.

22 de maio de 2024 às 20:24
A carregar o vídeo ...

Sebastião Bugalho diz que quer garantia europeia para a 1.ª habitação jovem

Sebastião Bugalho, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias, é o entrevistado de José Carlos Castro no 'Grande Jornal' desta quarta-feira, na CMTV, e começa por falar das últimas sondagens, dizendo que a sua "sondagem é a rua". "Não coloco o cenário de perder para o Partido Socialista. Quem está com medo de perder não sou eu", começa por dizer Bugalho.

Sobre a polémica entre o Chega e o presidente da Assembleia da República, Sebastião Bugalho esclarece que não é deputado, nem candidato a presidente da AR, mas acha que "o Chega há devia ter vindo pedir desculpa".

Sobre a emigração, Bugalho diz que, "graças ao PS, este País perdeu o controlo das suas fronteiras". "Estamos a permitir que as redes de tráfico humano se aproveitem. Neste momento o PS tem de pedir desculpa pelo que fez", refere. Para Sebastião Bugalho, o pacto de asilo na Europa é "pouco ambicioso", mas no "combate ao tráfico humano é mais rigoroso".

No tema da Defesa, Bugalho diz-se contra o exército europeu, mas a favor do exército português. "Nós queremos incluir médicos e enfermeiros militares na força de intervenção rápida na Europa", diz.

"Foi há 5 anos que o salário mínimo militar foi equiparado ao salário mínimo civil. Temos que lutar por isso também na Europa. A nossa prioridade tem que ser devolver dignidade as forças armadas. Há pessoas que deixam as forças armadas para ser caixa de hipermercado porque apresentam melhores condições de trabalho do que servir o Estado", explica.

Sobre a energia, Bugalho diz que Portugal tem de "aprender com as lições da guerra". "Nós, que somos um País que não tem energia nuclear, acabaríamos mais dependentes de outros países. Ou seja, dar poder a países que já o têm, isso preocupa-me", acrescenta.

A Habitação é também um tema que Sebastião Bugalho diz querer resolver, mas com "pés e cabeça". "A nossa proposta é elevar o direto à habitação na Carta dos Direitos Fundamentais. Queremos universalizar o direto à Habitação, para depois podermos colocar medidas, passando a ser um Direito Fundamental podemos abrir uma janela para a Habitação", esclarece. Bugalho refere que quer

O candidato da Aliança Democrática às eleições europeias termina dizendo que apoia a reeleição de Ursula von der Leyen para a presidência do Parlamento Europeu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8