page view

Secretário-geral da CGTP confirma greve geral para dia 11 de dezembro

Anúncio surge depois do protesto deste sábado, cujo principal mote foram as mudanças que o Governo quer fazer à lei laboral.

Atualizado a 08 de novembro de 2025 às 17:25

O secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, referiu este sábado que "100 mil trabalhadores" partiram das Amoreiras e do Saldanha, em Lisboa, para descer a Avenida da Liberdade. O principal mote do protesto foram as mudanças que o Governo quer fazer à lei laboral. A CGTP  confirmou uma greve geral, juntamente com a UGT, a acontecer no próximo dia 11 de dezembro.

A última greve geral deste género aconteceu em 2013, na altura em que Portugal estava sob resgate financeiro da 'troika'. 

A CGTP já havia referido que esperava que a manifestação nacional deste sábado fosse "um grande momento de denúncia" e de afirmação da luta dos trabalhadores contra o anteprojeto de revisão laboral do Governo.

A CGTP tem vindo a insistir que o anteprojeto do Governo representa "um verdadeiro retrocesso" nos direitos dos trabalhadores e aponta que há propostas de alteração inconstitucionais.

O anteprojeto do Governo para revisão da legislação laboral, que está a ser debatido com os parceiros sociais, prevê a revisão de "mais de uma centena" de artigos do Código de Trabalho

Publicada originalmente a 08 de novembro de 2025 às 17:02

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8