page view

"Sinto-me francamente bem": as primeiras declarações do Presidente da República à saída do hospital

Presidente foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma hérnia encarcerada, na noite da passada segunda-feira. Vai ser acompanhado em Belém por uma equipa médica permanente.

03 de dezembro de 2025 às 12:51

"Sinto-me francamente bem", referiu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à saída do Hospital de São João no Porto, onde esteve a recuperar após uma cirurgia de urgência a uma hérnia encercerada, realizada na noite da passada segunda-feira.

O Presidente da República elogiou a equipa do Hospital de São João "pela forma acolhedora" como foi recebido e saudou o SNS - "uma vez mais, está de parabéns" -, ao qual tem recorrido, uma vez que é já a quarta vez que é operado a uma hérnia. "Com todos os problemas que o SNS tem, é uma grande conquista da democracia. Tem sido uma garantia de saúde de milhões de portugueses ao longo dos 50 anos", afirmou ainda o Presidente da República.

"Até cessar as funções, a minha saude é um bem público", reconheceu Marcelo, prometendo levar a situação com calma.

Durante o tempo em que esteve hospitalizado, Marcelo disse que leu alguns livros, promulgou alguns diplomas e também esteve "a tirar umas selfies". 

Marcelo Rebelo de Sousa teve alta esta quarta-feira, tendo o anúncio sido feito pela presidente do conselho de administração do Hospital, que referiu que Marcelo iria ainda fazer uma refeição antes de sair do hospital. A alta foi dada depois do ponto de situação feito aos jornalistas na manhã desta quarta-feira, onde o chefe da Casa Civil da presidência apontou que Marcelo estava "com vontade de sair [do hospital] o mais depressa possível" e que seria acompanhado por uma equipa médica em permanência em Belém.

O estado de saúde de Marcelo obrigou o Presidente a cancelar as visitas a Espanha, de 10 a 12 de dezembro, e ao Vaticano, marcada para 14 e 15 de dezembro. As datas para o reagendamento das deslocações estão a ser preparadas, de acordo com o revelado pelo chefe da Casa Civil da presidência, Fernando Frutuoso de Melo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8