Os portugueses consideram que José Sócrates é o político português mais bem preparado para enfrentar a crise económica mundial. Este é o resultado de uma sondagem CM/Aximage que revela que o actual primeiro-ministro, apesar das críticas, é o político que reúne maior confiança junto dos eleitores para conduzir esta missão, com 37,6% dos votos.<br/><br/>
O nome do chefe do Governo é seguido pelo da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, na qual acreditam 17,8% dos portugueses. No terceiro lugar da lista de preferências está o Presidente da República, Cavaco Silva, que, de acordo com 13,3% dos entrevistados, é o político que está em melhores condições de enfrentar a crise económica.
Mais abaixo surgem nomes como o de Francisco Louçã (4,2%), Jerónimo de Sousa (2,5%), Durão Barroso (2,4%), Manuel Alegre (2,2%) e Marcelo Rebelo de Sousa e Mário Soares (ambos com 2%).
No que se refere à intenção de voto legislativo dos portugueses, o PS continua, de mês para mês, a conquistar terreno em relação ao PSD. Depositam confiança nos socialistas 38% dos eleitores, enquanto os social-democratas reúnem 28,5% das intenções de voto.
O afastamento entre o PS e o PSD tem-se acentuado desde Agosto de 2008, depois de os social-democratas terem conquistado um empate técnico com o PS em Julho, pouco depois de Manuela Ferreira Leite ser eleita líder laranja, em 31 de Maio de 2008.
Mas a estratégia de silêncio de Ferreira Leite nos primeiros meses de mandato relativamente a temas dominantes, como a questão da insegurança, reflectiu-se em perda de confiança para o PSD.
De Julho até Outubro de 2008, a intenção de voto legislativo no partido caiu de 32% para 28,5%, ao mesmo tempo que a intenção de voto no PS aumentou dos 32,5% para os 38%.
MÁRIO LINO É O MENOS POPULAR
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, é o que reúne menor popularidade entre os portugueses, com 9,3 por cento dos votos. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, é o mais popular entre os eleitores, com 11,1 por cento dos votos. Segue-se o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, que ocupa o segundo lugar da lista de preferência dos entrevistados (10,4%).
FERREIRA LEITE PERDE CONFIANÇA
José Sócrates é apontado como o preferido dos portugueses para exercer o cargo de primeiro-ministro. De Junho até Outubro de 2008, a confiança em Sócrates subiu de 37,9% para 40,9%. Pelo contrário, a aposta na líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, caiu de 33,3% em Junho para 28,4 % em Outubro.
PORMENORES
CAVACO VAI 'BEM'
A maioria dos portugueses (57,5%) considera que a actuação de CavacoSilva na Presidência da República, nos últimos 30 dias, vai ‘bem’.
AVALIAÇÃO CAI
De Abril de 2008 até à actualidade, a nota dos portugueses à actuação do Presidente da República caiu de 16,5 para 14,5 (em 20).
SONDAGEM: CRISE ECONÓMICA MUNDIAL
QUAL O POLÍTICO PORTUGUÊS MELHOR PREPARADO PARA A ENFRENTAR?
José Sócrates: 37,6%
Manuela Ferreira Leite: 17,8%
Cavaco Silva: 13,3%
Francisco Louçã: 4,2%
Jerónimo de Sousa: 2,5%
Durão Barroso: 2,4%
Manuel Alegre: 2,2%
Marcelo Rebelo de Sousa: 2,0%
Mário Soares: 2,0%
Paulo Portas: 1,8%
Teixeira dos Santos: 1,7%
Alberto João Jardim: 1,6%
Luís Filipe Menezes: 1,4%
Outros nomes: 5,6%
Nenhum: 3,8%
INTENÇÃO DE VOTO LEGISLATIVO
PS: 38,0% (Outubro) / 35,7% (Setembro)
PSD: 28,5% (Outubro) / 28,9% (Setembro)
BE: 9,3% (Outubro) / 9,3% (Setembro)
CDU: 9,2% (Outubro) / 10,4% (Setembro)
CDS-PP: 3,8% (Outubro) / 3,8% (Setembro)
CONFIANÇA PARA PRIMEIRO-MINISTRO
José Sócrates: 37,9% (Junho); 36,1% (Julho); 37,0% (Agosto); 38,7% (Setembro); 40,9% (Outubro)
Manuela Ferreira Leite: 33,3% (Junho); 33,1% (Julho); 33,2% (Agosto); 30,3% (Setembro); 28,4%(Outubro)
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Temas de actualidade social e Barómetro mensal Universo Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel
AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo. Foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra contou com 600 entrevistas efectivas, das quais 317 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral
TÉCNICA: Entrevista telefónica por C.A.T.I. (Computer Assisted Telephonic Interview)
TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 6 e 8 de Outubro de 2008
ERRO PROBABILÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,00%)
TAXA DE RESPOSTA: 75,6%
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.