page view

Ventura destaca momento histórico na posse da primeira câmara governada pelo Chega

Presidente do Chega considerou que o Entroncamento enfrenta desafios semelhantes aos do país, nomeadamente relacionados com imigração e gestão do património municipal.

24 de outubro de 2025 às 19:20

O presidente do Chega, André Ventura, marcou esta sexta-feira presença na tomada de posse da primeira câmara municipal governada pelo partido, no Entroncamento, distrito de Santarém, considerando ser um "momento histórico" e de grande responsabilidade.

"É um dia de felicidade e é uma marca para nós também, porque é a primeira, e hoje é mesmo a primeira Câmara Municipal do Chega na sua história, que toma posse hoje", destacou Ventura, assinalando o "momento histórico" e a "responsabilidade política" dos autarcas eleitos pelo partido.

"Para nós, este é um momento histórico, e eu não quis deixar de assinalar isso e de estar aqui ao lado dos autarcas também, para lhes dizer que contam connosco para tudo", declarou, sublinhando a importância da responsabilidade do partido em demonstrar capacidade de governar próximo das populações.

O presidente do Chega destacou que o Entroncamento enfrenta desafios semelhantes aos do país, nomeadamente relacionados com imigração, minorias, gestão do património municipal, combate à corrupção e transparência.

"O Nelson [Cunha] tem essa grande responsabilidade, é uma grande, grande responsabilidade política, portanto é um dia de grande felicidade para nós, mas em que também o presidente do partido e os órgãos do partido, que estão ao lado dos seus autarcas, exigem deles agora este trabalho de transparência, de proximidade, de responsabilidade", afirmou Ventura.

O vencedor das eleições autárquicas, Nelson Cunha, afirmou à Lusa que o momento é de "grande felicidade e de responsabilidade" e prometeu trabalho colaborativo e de proximidade com a população.

"Temos que trabalhar em prol da comunidade e o que nós queremos é apresentar soluções e ser a solução para todos", disse Cunha.

Com 37,34% dos votos e três vereadores eleitos, o Chega conquistou o município ao PS, que governava o concelho e ficou na terceira posição com dois vereadores. A coligação PSD/CDS-PP ficou em segundo lugar, com dois mandatos. Nas eleições de 2021, o PSD tinha três mandatos, o PS três, e o Chega apenas um.

Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o Chega elegeu três presidentes de câmara -- Entroncamento, Albufeira (Faro) e São Vicente (Madeira) -- e 134 vereadores, correspondendo a 11,86% dos votos.

"É uma grande responsabilidade mostrar ao país que podemos governar próximo das populações. Tenho a certeza aqui no Entroncamento que isso vai acontecer, que teremos um grande mandato", concluiu Ventura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8