page view

Vera Jardim critica "onda de populismo" que invadiu a campanha

Porta-voz da candidatura de Maria de Belém diz que generalidade dos candidatos ressuscitou o pelourinho.

21 de janeiro de 2016 às 23:22

O porta-voz da candidatura de Maria de Belém, Vera Jardim, afirmou esta quinta-feira que a generalidade dos candidatos à Presidência da República "ressuscitou o pelourinho" com o caso das subvenções vitalícias e criticou a "onda de populismo" que invadiu a campanha.

"A generalidade dos candidatos ressuscitou o pelourinho a todos aqueles que tiveram a ousadia de exercer o seu direito e o seu dever, porque não se trata apenas de um direito de requerer ao Tribunal Constitucional (TC) que aprecie a constitucionalidade de uma norma, trata-se de um dever que recai sobre os deputados", afirmou o socialista durante um comício na antiga FIL, em Lisboa.

E, na sua opinião, os deputados "questionaram o TC sobre uma questão constitucional e isso chegou para esse pelourinho vir a ser criado nesta fase última da campanha".

Vera Jardim falava a propósito da polémica que envolveu Maria de Belém Roseira por ter subscrito a lista dos 30 deputados que pediram ao TC a fiscalização desta norma do Orçamento do Estado para 2015 sobre as subvenções vitalícias de ex-titulares de cargos políticos.

"Uma onda de populismo invadiu a campanha e nós vimos pessoas que até há poucos meses incensavam o TC para passarem a dizer das decisões do TC, de uma decisão concreta, que ela era vergonhosa e eu envergonho-me disto porque esta foi uma linguagem que a direita nunca ousou usar", afirmou o porta-voz da candidatura de Belém.

E, continuou, "a direita criticou durante anos a fio o TC, criticou as suas decisões, mas nunca ouvi ninguém da direita, talvez eu esteja enganado, dizer que uma decisão do TC era uma decisão vergonhosa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8