Insuficiência cardíaca afeta 400 mil em Portugal
Doença é a primeira causa de internamento nos hospitais.
Cansaço, falta de ar e dificuldade em desempenhar as tarefas diárias são sintomas de insuficiência cardíaca, doença muitas vezes causada por lesão do músculo cardíaco e que afeta cerca de 26 milhões de pessoas em todo o Mundo e 400 mil em Portugal.
A insuficiência cardíaca é a primeira causa de internamento nos serviços de medicina em todos os hospitais e representa no nosso país uma despesa que varia entre os 140 milhões e os 210 milhões de euros anuais. "A insuficiência cardíaca é um problema grave de saúde pública porque representa uma elevada mortalidade e morbilidade e que mata mais do que os conjuntos dos cancros da mama, próstata e cólon", afirma ao CM Cândida Fonseca, cardiologista responsável pela consulta de Insuficiência Cardíaca do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
A falta de conhecimento sobre a doença leva as pessoas a não valorizar os sintomas, confundindo esses sinais com o processo natural relacionado com o envelhecimento.
Um doente com problemas de insuficiência cardíaca desenvolve inchaço nas pernas e pés, sofre um rápido aumento de peso e fica com dificuldade em andar. Esses sintomas ocorrem porque o coração doente não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo. A insuficiência cardíaca pode acontecer depois de um enfarte do miocárdio e tem como fatores de risco a diabetes, níveis de colesterol elevado, tabaco e consumo excessivo de álcool.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt