page view

Navegador do coração para descobrir arritmias

Dispositivo permite determinar localização das arritmias.

21 de fevereiro de 2016 às 12:12

Sofre de arritmia?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Sofre de arritmia?

Chama-se Rhythmia o dispositivo que começou a ser utilizado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide (Oeiras), pela equipa do cardiologista Pedro Adragão. O dispositivo/navegador ajuda a determinar a localização exata das arritmias, doença que afeta o ritmo do batimento do coração.

O CM assistiu, no dia 15, a uma das primeiras intervenções, a que foi submetido o doente Miguel Coelho, de 62 anos, ex-comandante da PSP. Com este dispositivo, é possível criar um mapa do coração a três dimensões, que mostra o percurso do estímulo elétrico da arritmia. Esse mapa serve depois de guia para o tratamento por ablação, no qual são introduzidos cateteres (tubos finos e flexíveis) através dos vasos sanguíneos para eliminar os sinais elétricos. "Até agora realizámos menos de cinco procedimentos com este sistema a três dimensões e correram todos muito bem, mas temos de ver o seguimento dos doentes", disse Pedro Adragão, sublinhando: "Esta técnica mostra melhor a zona que queremos tratar e permite ter um sucesso mais duradouro. O objetivo é não ter de fazer mais ablações, embora seja uma doença evolutiva e isso possa acontecer."

No caso concreto do doente Miguel Coelho, o médico afirma que "o mapeamento permitiu verificar que a estratégia terapêutica estava correta".

O dispositivo dá origem a um mapa a cores em três dimensões que mostra o percurso da arritmia, uma espécie de curto-circuito em que o estímulo elétrico, em vez de terminar, continua a dar voltas pelo coração. É preciso saber por onde o estímulo elétrico está a passar para atacar o seu ponto mais vulnerável - e é isso que esta técnica faz de forma mais precisa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8