PJ faz buscas à SAD do Benfica por corrupção desportiva
Defesa Patrick, emprestado pelo Benfica ao Setúbal, terá sido aliciado. Decorrem buscas na Luz e em Paços de Ferreira, Setúbal e Aves.
A Polícia Judiciária do Porto está, na manhã desta segunda-feira,a fazer buscas à SAD do Benfica no Estádio da Luz, e nas instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves e do Paços de Ferreira.
Ao que o CM apurou, a operação em curso - designada como 'Mala Ciao' - está relacionada com uma investigação por corrupção desportiva, em que o Benfica é suspeito de ter subornado atletas dos outros clubes visados para vencerem o FC Porto.
Patrick sob suspeita
Uma das suspeitas em causa diz respeito ao defesa Patrick Vieira, emprestado pelo Benfica ao Vitória de Setúbal, motivo que levou a PJ às instalações do clube sadino. Há suspeitas de que o atleta tenha sido aliciado de forma a melhorar a sua performance frente ao FC Porto.
DIAP do Porto confirma 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias
A Secção distrital do Porto já confirmou a investigação, garantindo que em causa estão "crimes de corrupção ativa e passina, tráfico de influência e oferta ou recebimento de vantagem".
Em comunicado, é dito que foram realizadas 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, "quatro das quais a sociedades desportivas".
Estas foram executadas em Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.
Benfica promete colaborar com as autoridades
O Benfica reagiu em comunicado esta segunda-feira à notícia avançada pelo CM de que o clube está a ser alvo de buscas pela PJ, no âmbito de uma investigação por alegados subornos a jogadores de futebol.
Vitória de Setúbal admite buscas
A PJ está a efetuar buscas nas instalações da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória de Setúbal, informou à agência Lusa uma fonte do clube, remetendo explicações para mais tarde.
Desportivo das Aves disponível para colaborar
O Desportivo das Aves confirma em comunicado, que a Polícia Judiciária (PJ) efetuou buscas nas instalações da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube, não explicando, no entanto, o motivo.
Na mesma nota, o clube adianta que "o processo está em segredo de justiça" e que "colaborou com as autoridades em todas as diligências efectuadas".
Paços de Ferreira prestou "toda a informação solicitada"
Paços de Ferreira está a colaborar com as autoridades policiais que esta segunda-feira se deslocaram às suas instalações, no âmbito de um processo de investigação por alegada corrupção, confirmou em comunicado o clube da II Liga de futebol.
"O Futebol Clube de Paços de Ferreira informa que, no âmbito de um processo de investigação, colaborou com as autoridades policiais prestando toda a informação solicitada com vista ao esclarecimento e defesa do bom nome da instituição", pode ler-se no comunicado partilhado pelo clube pacense na sua página oficial da Internet.
Na mesma informação, o Paços de Ferreira garante estar "totalmente disponível para cooperar com todas as entidades com vista ao esclarecimento de todo e qualquer processo de investigação".
"O clube sempre pautou as suas condutas por princípios de legalidade e por via disso aguardará com total serenidade os desenvolvimentos processuais, garantindo a todos os associados a defesa da honra e bom nome da instituição", acrescenta a direção pacense, lembrando que "o processo está em segredo de justiça".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt