Turista salva no mar quando se afogava

Banhista espanhola, de 39 anos, foi arrastada pela ondulação de sueste na praia do Peneco em Albufeira.

05 de setembro de 2020 às 09:45
Nadadores-salvadores fizeram o resgate da vítima na praia do Peneco Foto: Pedro Noel da Luz
Meios de socorro junto ao areal Foto: Pedro Noel da Luz

1/2

Partilhar

Uma turista espanhola, de 39 anos, foi esta sexta-feira arrastada pela ondulação na praia do Peneco, em Albufeira, e teve de ser resgatada do mar pelos nadadores-salvadores quando se estava a afogar.

O alerta foi dado pelas 10h45, para o INEM, pelos nadadores-salvadores da praia. "A ondulação estava de sueste e havia correntes na praia. Um casal estava numa zona de risco e de repente a mulher começou a pedir ajuda. Eu e um colega entrámos na água para fazer o resgate e outro fez o mesmo, com uma prancha", recordou ao CM Rafael Melchert, de 32 anos, o primeiro nadador-salvador da praia do Peneco a entrar na água, que refere que a banhista "inspirou um pouco de água e ainda chegou a desfalecer, mas depois ficou bem".

Pub

Além de Rafael Melchert, intervieram também no resgate Bruno Masteck, de 24 anos, Gustavo Augusto e Ivo Cezarotto, ambos de 27. "A banhista foi colocada em posição lateral de segurança, com as vias respiratórias permeáveis. Estava a respirar quando chegaram os outros meios de socorro", adiantou ainda Rafael Melchert.

A Polícia Marítima e os bombeiros de Albufeira foram acionados para o local, assim como os militares do projeto SeaWatch, que fazem patrulhamento nas praias. A vítima foi assistida pelos nadadores-salvadores, militares, bombeiros e INEM e "transportada, consciente, para o hospital de Faro", garantiu ao CM Gonzalez dos Paços, comandante da Capitania do Porto de Portimão.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar