Detidas nove pessoas por suspeita de burlas com recurso à aplicação MBWay
Valor do dano causado às vítimas ascende a cerca de 170 mil euros.
Nove pessoas foram detidas na sequência de uma operação da Polícia Judiciária contra o cibercrime. Em causa estão crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo. Vários casos de fraude foram executados com recurso à aplicação MBWay.
Entre os detidos estão seis mulheres e três homens, presumíveis autores de dezenas de crimes.
As autoridades conseguiram apreender vários objetos relacionados com os crimes e/ou adquiridos de forma ilícita. O valor do dano causado às vítimas ascende a cerca de 170 mil euros.
Os nove detidos vão ser agora presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida de coação considerada adequada.
A PJ aproveitou para alertar os utilizadores do MBWay para nunca fornecer a ninguém o código de ativação ou 'pin' de acesso da aplicação, nunca adicionar um contacto de telefone estranho à conta bancária, nunca instalar o serviço sob a orientação de estranhos e tomar atenção "redobrada perante a abordagem de estranhos que queiram pagar" através daquele sistema digital.
As autoridades lembraram ainda que o número de telefone dá acesso direto à movimentação da conta e que, se houver dúvidas, as pessoas devem consultar os seus bancos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt