Rosa Grilo condenada a 25 anos de prisão pela morte do marido Luís Grilo
António Joaquim foi absolvido do crime de homicídio e condenado a dois anos de pena suspensa por posse de arma proibida.
Rosa Grilo foi condenada a 25 anos de prisão, a pena de prisão máxima existente em Portugal, pelo homicídio do marido Luís Grilo. A viúva do triatleta foi ainda condenada a pagar uma indemnização de 42 mil euros ao filho menor.
António Joaquim foi absolvido do homicídio e condenado a dois anos de pena suspensa pela posse de arma proibida.
A juíza deixou claro o envolvimento de Rosa Grilo na morte do triatleta, referindo que o homicídio foi de uma frieza tal que "parecia uma cena tirada de um filme". Existência de muitas provas indiretas permitiu a condenação. A viúva vai regressar ao estabelecimento prisional de Tires onde tem estado em prisão preventiva.
Durante a leitura do acórdão, a juíza disse que o MP tinha dito, em sede de alegações, que "a prova contra António Joaquim" era zero. Após a leitura da sentença e a aplicação das penas esta terça-feira à tarde, o procurador quis ditar um requerimento para a ata, afirmando que "não disse aquilo" e que tinha sido "uma interpretação jornalística."
O tribunal saiu da sala de audiências para ouvir as gravações sobre o que disse, efetivamente, o procurador.
António Joaquim abandonou o Tribunal de Loures pelas 19h12, sem prestar declarações, depois de ter sido absolvido do crime de homicídio do triatleta e condenado a pena suspensa pela posse de arma proibida.
Advogada de Rosa Grilo diz que viúva "estava preparada"
"Estava à espera que pudesse ser esta a decisão", referiu Tânia Reis à saída do tribunal, depois de lido o acórdão que condenou Rosa Grilo à pena máxima de prisão.
"A Dona Rosa estava preparada para todas as decisões que pudessem vir", começou por dizer. "Acho muito estranho que a dúvida que aqui se suscitou relativamente ao arguido António Joaquim não vá ao encontro para Rosa Grilo", criticou a advogada de defesa da viúva relativamente à condenação de António Joaquim.
Advogado do amante diz que tudo foi feito"para a descoberta da verdade"
"Nós vamos com calma analisar o acórdão e a nova lei das armas", referiu Ricardo Vieira relativamente à condenação de dois anos de pena suspensa sobre a detenção de arma proibida. "Estou mais preocupado com as incoerências da investigação", admitiu.
Pai de Rosa Grilo remete-se ao silêncio
Américo Pina, pai de Rosa Grilo, remeteu-se ao silêncio à saída do tribunal pelas 19h00 depois da leitura da sentença da filha, condenada esta terça-feira a 25 anos de prisão.
Familiares do triatleta insatisfeitos com sentença
Os familiares de Luís Grilo estiveram presentes na leitura da sentença e mostraram-se satisfeitos com a pena máxima aplicada a Rosa Grilo. O mesmo não aconteceu com a decisão relativa a António Joaquim. "Em relação à Roisa, estamos bem. Em relação ao resto, não", afirmou um dos familiares à CMTV
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt